Bridgestone investe em caminhões autônomos

Bridgestone e Kodiak Robotics já testam caminhões elétricos com sensores nos pneus e sistemas avançados de gerenciamento de frotas.

A Bridgestone adquiriu participação minoritária da Kodiak Robotics. Ou seja, um empresa do setor de caminhões autônomos da região do Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Assim, o negócio envolve mais do que o investimento financeiro.

Ou seja, as duas empresas firmaram parceria para o desenvolvimento de novos pneus. Bem como o sistema eletrônico de gerenciamento de frotas da Bridgestone.

Nesse sentido, a Kodiak instalará sensores nos pneus. Além de soluções do sistema de gerenciamento de frota da Bridgestone.

Segundo a Bridgestone, a novidade está sendo testada no Texas. Dessa forma, os caminhões com esses sistemas são utilizados no transporte regular de carga.

Ou seja, em operações reais entre as cidades de Dallas e Houston. Inicialmente, as avaliações estão sendo feitas em parceria com operadores locais de transporte. Em breve, as rotas serão expandidas.

Segundo a fabricante de pneus, esses caminhões são até 20% mais econômicos “Os veículos autônomos oferecem vários benefícios aos transportadores. Bem como para a sociedade”, diz o CEO da Bridgestone Americas, Paolo Ferrari.

Pneus inteligentes

Seja como for, nos caminhões autônomos da Bridgestone há sempre um motorista. Assim, além de garantir a segurança, eles ajudam a coletar informações durante os testes.

Segundo a empresa, isso permitirá melhorar a durabilidade dos pneus. “Os caminhões autônomos rodam entre 160 mil e 250 mil km por ano”, diz o CEO da Kodiak Robotics, Don Burnette.

De acordo com a startup, os pneus inteligentes permitem monitorar pressão, temperatura e até a carga suportada. Ao mesmo tempo, a Bridgestone já coleta dados básicos por meio de telemática.

Informações detalhadas

O que ajuda a determinar por onde os caminhões trafegam, que tipos de estradas passam. Bem como a pressão e a temperatura dos pneus.

Da mesma forma, os caminhões da Kodiak rodam com sensores. O que permite coletar os dados de direção. E ajuda a Bridgestone a entender exatamente como seus pneus estão sendo usados.