Açotubo investe em novas tecnologias e traz mais agilidade e segurança nas operações de logística

Com nova balança e implementação do canhoto virtual, empresa digitaliza sistemas de pesagem e entrega com rastreamento de 100% das rotas.

O Grupo Açotubo anuncia a implantação de dois novos sistemas – a “Tecnologia OCR” e o “Sistema de Gestão de Canhoto” - no setor de logística, como forma de aumentar a rapidez nas operações de pesagem, rastreamento da entrega e armazenamento de dados em arquivos digitais, proporcionando maior segurança  a seus clientes. As tecnologias contaram com investimentos de R$ 250.000 em infraestrutura e software (balança) e de R$ 4.000 por mês (canhoto).

Para o Gerente Nacional de Operações,  Robson Garcia, o novo sistema de automatização de checagem de peso facilita o processo, que antes era feito de forma manual. “Percebemos mais agilidade e praticidade quanto a entrada e saída de veículos para pesagem, graças ao farol que indica o início e o término da medição. Antes, eles aguardavam a abertura da cancela feita manualmente. Outra vantagem, o equipamento conta com software que capta a imagem da placa, faz o processamento das informações do transporte e envia para nosso sistema”.

Por meio do registro de informações é possível identificar veículo e carga e fazer consultas sobre dados da operação como mercadoria e peso. Após um período de implantação e testes no primeiro trimestre, a nova balança já está em operação.

Já a tecnologia  que faz a gestão de canhoto permite o registro virtual das entregas e o rastreamento de 100% das rotas, por meio de foto do canhoto assinado no momento da entrega. A imagem é feita pelos motoristas. “Acompanhamos em tempo real as entregas realizadas sob o registro em imagem. Com isso, ganhamos agilidade na consulta de pedidos, recebimentos e cobranças, pelas áreas comercial e jurídica, com um arquivo digital”, explica Garcia. 

A implementação do sistema está sendo realizada em três fases: a primeira envolve a área de Tubos e Aços, seguido das outras unidades de negócios e filiais, com o treinamento da equipe com profissionais de TI responsáveis pelo monitoramento, seguidos dos motoristas.


Continua depois da publicidade


Ambas as novidades fazem parte do processo de modernização da empresa como forma de manter a qualidade nas operações e atendimento. Com 47 anos de atuação, o Grupo Açotubo é referência no Brasil e na América Latina na distribuição de produtos em aço.


Tópicos: