Cuba e Venezuela firmam acordos para criar empresas bilaterais na área de energia

Fonte: Energéticas - 16/10/07

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, esteve este final de semana em Cuba e anunciou uma série de acordos para a criação de empresas bilaterais (administradas pelos dois países) na área energética, com esforços concentrados na exploração e processamento de gás e petróleo.

De acordo com a Agência Bolivariana de Notícias (ABN), Chávez reuniu-se com o presidente de Cuba, Fidel Castro, com quem gravou uma entrevista, transmitida no programa semanal do presidente venezuelano.

Segundo Chávez, os acordos firmados em Cuba farão parte de um projeto de integração energética regional que inclui o fornecimento de gás e petróleo para a ilha. Em dois anos, a Venezuela promete finalizar a construção, em território cubano, de um terminal de regaseificação.

"É um passo importante para expansão dos objetivos propostos na Alba [Alternativa Bolivariana das Américas] para os povos da América", afirmou o presidente venezuelano, segundo a ABN.

Chávez esteve na refinaria de petróleo Camilo Cienfuegos, que será reformada com apoio da Venezuela. A criação de um pólo petroquímico na área está em negociação.

Durante a visita à Cuba, o presidente venezuelano prestou tributo à memória do líder guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara, morto há 40 anos, na Bolívia. Segundo ele, "os ideais revolucionários estão mais vivos do que nunca na América Latina".