Embrapa: girassol pode suprir demanda de biodiesel

Fonte: Estadão Online - 13/10/07

O girassol é a commodity com mais potencial para atender a demanda brasileira de biodiesel, depois da soja, disse nesta terça-feira (09) o pesquisador da Embrapa César de Castro. Segundo ele, o girassol agrega várias características que atendem ao programa do governo e também à iniciativa privada. "O girassol possui um elevado teor de óleo, é resistente à falta de água, tem alto grau de adaptabilidade em praticamente todo o País e possui um custo de produção menor que outras oleaginosas", disse.

Segundo ele, a produtividade do girassol supera os 3 mil kg por hectare em várias regiões brasileiras, o que é superior à produtividade dos maiores produtores do mundo, os russos. Ele ressalta, contudo, que existem apenas 100 mil hectares com girassol plantados no Brasil.

Castro disse que o dendê possui uma produtividade superior à do girassol, mas tem alta saturação, o que faz com que seu óleo se solidifique facilmente, dificultando o processo de produção. "Isto não acontece com o girassol", afirmou.