Para Lula, Nobel da Paz dará novo impulso no combate às mudanças climáticas

Fonte: Agência Brasil - 15/10/07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou sábado congratulações aos vencedores do Prêmio Nobel da Paz. Nas mensagens ao ex vice-presidente norte-americano Al Gore a ao presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Rajendra Pachauri, Lula destaca a relevância de seus trabalhos no sentido de conscientizar o mundo sobre os efeitos das mudanças climáticas.

“O aquecimento global já afeta negativamente o desenvolvimento sustentável e pode colocar em risco as sociedades com graves conseqüências para a paz.”, diz o presidente, nas duas mensagens. Lula avalia que o prêmio dará maior impulso às pesquisas cinetíficas na área e estimulará governos e sociedade a combatar a mudança do clima de maneira justa e eqüitativa.

Na mensagem ao presidente do IPCC, o presidente ressalta que o país sente-se honrado pelo fato de vários especialistas brasileiros contribuírem para as avaliações do painel.

Leia, abaixo, a íntegra mensagens enviadas por Lula neste sábado


Ilustríssimo Senhor
Albert Arnold Gore Jr.

Senhor Vice-Presidente Albert Gore,

Aceite as felicitações minhas e do povo brasileiro pela outorga do Prêmio Nobel da Paz de 2007.

O aquecimento global já afeta negativamente as oportunidades de desenvolvimento e pode por em risco as sociedades com graves conseqüências para a paz. Seus esforços para despertar a consciência para os efeitos negativos sobre o meio ambiente dos hábitos insustentáveis de produção e consumo e suas conseqüências para o clima global são uma importante contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável e da paz.

Estou seguro de que o Prêmio Nobel dará renovado impulso à sua mensagem sobre a urgência de se combater a mudança do clima de maneira justa e eqüitativa.

Atenciosamente,

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

*****

Ilustríssimo Senhor
Rajendra Pachauri

Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

Senhor Presidente,

Em meu nome e em nome do povo brasileiro felicito o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) pelo recebimento do Prêmio Nobel da Paz de 2007. Sob sua liderança, o IPCC tem sido uma referência para governos e sociedades sobre as conseqüências do aquecimento global. O Brasil sente-se honrado que vários especialistas brasileiros contribuam para as avaliações do Painel.

O aquecimento global já afeta negativamente o desenvolvimento sustentável e pode colocar em risco as sociedades com graves conseqüências para a paz. Os esforços do Painel para consolidar e divulgar o conhecimento científico sobre as causas, as conseqüências e as medidas para combater a mudança do clima são uma contribuição inegável para a paz.

Estou certo de que o Prêmio Nobel estimulará os milhares de cientistas que contribuem para o Painel a prosseguirem seu trabalho com renovado ímpeto. Estimulará também governantes de todo o mundo renovarem seus esforços para combaterem a mudança do clima de maneira justa e eqüitativa.

Atenciosamente,

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil