Airbus impulsiona testes de tecnologia como parte de seu processo de descarbonização


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A Airbus acaba de lançar o "Demonstrador de powertraiN Experimental Supercondutor e Criogênico Avançado" (ASCEND) com o objetivo de explorar o impacto de materiais supercondutores e temperaturas criogênicas no desempenho dos sistemas de propulsão elétrica de uma aeronave.

A introdução de materiais supercondutores pode diminuir a resistência elétrica, fazendo com que a corrente elétrica possa fornecer energia sem que haja perda. Quando acoplado com hidrogênio líquido em temperaturas criogênicas (-253 graus Celsius), os sistemas elétricos podem ser resfriados para aumentar significativamente o desempenho do sistema de propulsão elétrica geral.

A Airbus usará o ASCEND para explorar a viabilidade dessas tecnologias, a fim de otimizar a arquitetura de propulsão pronta para voos de baixa e de zero emissões. Espera-se que os resultados mostrem o potencial para o peso do componente e as perdas elétricas serem pelo menos reduzidas à metade, conforme o volume e a complexidade da instalação dos sistemas são reduzidos, bem como uma redução na tensão para abaixo de 500V em comparação com os sistemas atuais.

O projeto e a construção do demonstrador vão acontecer durante os próximos três anos no centro de testes da Airbus, o E-Aircraft System House. Além disso, soluções que podem ser adaptadas a motores turboélice, turbofan e hélice híbrida serão testadas e avaliadas até o final de 2023. Tudo isso dará suporte ao processo de tomada de decisão da Airbus para o tipo de arquitetura de sistema de propulsão necessária para as aeronaves futuras.

O ASCEND avaliará estruturas elétricas que vão desde várias centenas de quilowatts até aplicações de multi-megawatts com e sem hidrogênio líquido a bordo. Além disso, deve apoiar melhorias de desempenho em sistemas de propulsão existentes e futuros em todo o portfólio da Airbus, incluindo helicópteros, eVTOLs, bem como aeronaves regionais e de corredor único.


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O demonstrador está hospedado na Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus criada para dar um desenvolvimento acelerado de tecnologias futuras, construindo demonstradores em velocidade e escala, avaliando, amadurecendo e validando novos produtos e serviços que abrangem avanços tecnológicos radicais.

ASCEND: como funciona a aplicação de tecnologias criogênicas e supercondutoras para melhorar a propulsão elétrica. Imagem: Divulgação/Airbus



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