Caso de Sucesso: Inserto da Dormer Pramet supera expectativas em diferentes setores da engenharia

Ninguém imagina que por trás de bons negócios, há muitas estratégias e ações que foram pensadas e semeadas bem antes. A Dormer Pramet é uma dessas empresas que tem colhido bons frutos, pelo investimento no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e adoção da estratégia ganha-ganha nas relações com seus clientes.

Vale destacar o trabalho realizado em duas empresas de segmentos distintos que colheram muitos benefícios na implementação do inserto SNGX 11 em seus processos de usinagem.

Tudo começou, porém, em 2018, quando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de ferramentas intercambiáveis da Dormer Pramet, sediado na República Tcheca, na cidade de Sumperk, anunciou seu mais novo conceito e produto: o inserto SNGX 11 com 8 arestas para fresamento de alto avanço, em aplicações de engenharia geral e com alto desempenho.

Como de praxe, os benefícios projetados para esse produto precisavam ser testados mundialmente antes da data oficial do lançamento planejada para março de 2019, pois os resultados documentados e testemunhos validam a solução e dão mais credibilidade às inovações, ainda desconhecidas pelo mercado.

A subsidiária da Dormer Pramet no Brasil foi um dos poucos mercados escolhidos para realizar os testes com o inserto SNGX 11. A planta de Interlagos, em São Paulo, selecionou dois clientes para validar a engenhosidade e benefícios do produto.

Ferramenta SSN11 com insertos SNGX11 em aplicação. Crédito: Divulgação

Detalhes técnicos que fazem a diferença

As operações de fresamento são normalmente consideradas uma das operações mais complexas no universo da usinagem, em virtude da quantidade de variáveis que apresentam, como disparidades na largura fresada, ângulos de posição, estratégias de trabalho, entre outras.


Continua depois da publicidade


Assim, encontrar ferramentas de alta tecnologia é fundamental para diminuir os desafios desse tipo de operação.

Nesse quesito, o robusto inserto SNGX 11 surpreende e inova, pois apesar de ter sido projetado como um inserto duplo negativo, o que teoricamente demandaria um maior esforço de corte, ele apresenta características de geometria de corte e quebra-cavacos que favorecem o corte suave do material, portanto com menos esforço, como se fosse uma ferramenta positiva.

Isso, aliado ao fato de possuir 8 arestas e ângulo de posição para trabalhos com alto avanço, confere maior economia de tempo, seja no set-up (preparação) ou no momento de troca dos insertos, além de reduzir o custo por aresta.

Por dentro do inserto SNGX 11

Suas principais características técnicas:

  • Insertos quadrados com dupla face e oito arestas de corte;
  • Opera com profundidade de corte axial de até 1,7 mm;
  • Aresta de corte principal resistente;
  • Geometria MM desenhada para corte mais suave;
  • Taxas de avanço até 2 mm/z;
  • Corte extremamente suave e sem vibrações.

O inserto poder ser usado:

  • Com fresas de topo e modulares;
  • Em operações de fresamento em cópia, interpolação circular e helicoidal, usinagem em rampa,
  • faceamento e mergulho;
  • Em materiais como aços, aços endurecidos e materiais ISO do grupo S (ligas termorresistentes);
  • Com e sem refrigeração;
  • Em faixas de diâmetro de 32 a 125 mm com tamanhos intermediários para moldes e matrizes.
Imagem promocional do suporte com os insertos. Crédito: Divulgação

Dificuldades superadas

Esse conceito fez a diferença para resolver problemas em cenários bem diferentes, mas esse produto altamente tecnológico não atuou sozinho. Outros ingredientes, não menos importantes, potencializaram as características do produto, o que resultou em dois casos de sucesso hoje mundialmente reconhecidos pela Dormer Pramet como referência.

Tramontina

Se engana quem pensa na marca Tramontina apenas como produtora de panelas e itens de cutelaria.

No ano em que completa 110 anos, a empresa possui mais de nove mil funcionários e conta com dez unidades fabris, cada uma delas dedicada a fabricar uma gama bem diversificada de produtos.

Suas fábricas produzem de móveis a ferramentas industriais para o setor automotivo. Também fabricam ferramentas e equipamentos para jardinagem, agricultura e construção civil na unidade da Tramontina Multi, localizada na cidade de Carlos Barbosa/RS, local onde a marca nasceu.

Nessa unidade, a área de Ferramentaria e Construção de Máquinas está sempre aberta a testar novidades tecnológicas com o principal objetivo de melhorar seus processos, motivar seus colaboradores a aprender novos conceitos e a produzir de forma mais eficiente. Isso faz parte dos valores da empresa.

Essa mentalidade voltada ao desenvolvimento contínuo foi um facilitador para que a Dormer Pramet pudesse testar o inserto SNGX 11, ainda na fase de seu pré-lançamento.

Os testes foram feitos contra um produto concorrente que possuía 4 arestas e gerava um desgaste prematuro e, consequentemente, maior consumo de insertos.

A equipe da ferramentaria testou o novo conceito de 8 arestas, com e sem refrigeração a ar, em um centro de fresamento Mazak VCN e em diversos tipos de aços ligados, como XPM42, Toolox 44, D2, na produção de componentes para moldes e estampos. Por fim, se surpreenderam com os resultados:

  • Maior taxa de remoção de cavacos, o que economizou 10% do tempo de ciclo;
  • Diminuição de cerca de 25% no custo com aquisição de insertos.

Também observaram vantagem de usar esse inserto em máquinas de baixa potência, como as de cone ISO 40, pois o esforço de corte da ferramenta é baixo e suave, não comprometendo a estabilidade da máquina.

Ficaram muito satisfeitos com os resultados e, em especial, com a parceria que têm com a Dormer Pramet.

Sabem que podem contar com produtos de qualidade, que atendem às suas necessidades, além do bom atendimento que inclui acompanhamento de todos os testes e produtos implementados e indicação de catálogos técnicos e aplicativos de usinagem da companhia, que agregam ainda mais valor na troca de conhecimento entre cliente e fornecedor.

Walbert – Modelação e Ferramentaria

Há 40 anos no mercado, a empresa Walbert Modelação e Ferramentaria está localizada em um dos maiores polos matrizeiros do País, em Araquari/SC.

Com uma fábrica no Brasil e outra no México e 150 funcionários altamente especializados, a Walbert atende principalmente ao setor automotivo e é uma das mais conceituadas e modernas ferramentarias de fundição no Brasil, possuindo inclusive células robotizadas para usinagem de modelos para fundição. Atuam ainda na fabricação de moldes e matrizes de injeção de alumínio.

A unidade nacional enfrentava uma situação nada favorável na área de desbaste de blocos para moldes de injeção de alumínio em aço temperado H13, no centro de usinagem HartFord de 3 eixos: baixa produtividade do inserto de 4 arestas, pouca estabilidade, custo elevado com consumo de ferramental e ainda o mau atendimento do fornecedor na ocasião.

A Walbert começou a procurar alternativas mais produtivas no mercado, quando a Speed Ferramentas, distribuidor técnico autorizado Dormer Pramet e parceiro de longa data da companhia, ofereceu uma alternativa recém-lançada pela companhia em março de 2019 - a fresa de alto avanço SSN11 com os insertos SNGX 11.

Foi uma semana intensa de testes que contou com a colaboração e dedicação da equipe Walbert, do distribuidor técnico e da própria equipe Dormer Pramet.

Os ganhos obtidos não poderiam ser melhores:

  • Diminuição de 30% no consumo de insertos, pois o inserto SNGX possui o dobro de arestas utilizáveis em relação à solução do concorrente;
  • Aumento de mais de 20% de produtividade em virtude da redução de tempo gasto com trocas e set-up de ferramentas;
  • Menor tempo de ciclo, visto que o SNGX conseguiu usinar o bloco em menos tempo.

A satisfação da Walbert com o produto e o ótimo atendimento repercutiu também em sua cadeia de fornecimento. Um de seus clientes da área automotiva em Betim/MG também passou a consumir o SNGX 11 e com sucesso, tomando como referência os testes realizados na matrizaria de Joinville.

Esse caso de sucesso, somado a outros usando a mesma marca de ferramentas, só fomentou a parceria e confiança que já vem sendo construída ao longo tempo entre a Speed, Dormer Pramet e Walbert.

O fator humano

Esses são alguns números que contam a história de sucesso desse produto de alta tecnologia, o SNGX 11, que vem sendo aplicado com sucesso em vários mercados desde o seu lançamento.

E destacam, nas entrelinhas, todo o empenho e dedicação humana por trás de seu desenvolvimento, começando nas atividades de P&D, passando pela adoção de tecnologias inovadoras, até a construção de parcerias sólidas que se baseiam no trabalho conjunto, tanto da parte dos clientes quanto do fornecedor, engajados em promover uma relação em que todos os envolvidos saem ganhando.