Cummins Filtros investe cerca de R$ 2 milhões em modernização de fábrica, em SP

Mesmo em ano pandêmico, a unidade localizada em Bonsucesso (SP) recebeu, em 2020, novos maquinários robotizados, tornando a operação mais ágil, ergonômica e segura.

Em 2020, mesmo sob cenário adverso na economia, a Cummins Filtros, fabricante de sistemas de filtração Fleetguard, investiu cerca de R$ 2 milhões em automação, localização de peças, novos ferramentais e controles, elevando a qualidade e a capacidade da operação em sua unidade fabril, localizada em Bonsucesso, Guarulhos (SP).  As melhorias também foram voltadas à segurança e bem estar dos colaboradores.

O processo de transbordo dos produtos da linha de filtros blindados (Spin On) Fleetguard, composta por filtros de combustível, separador de água, lubrificante e água está robotizada; recebeu equipamento capaz de transportar de forma automática os produtos da esteira para o carrossel de pintura. A estação agora conta com maior capacidade, de 1,3 mil peças por hora (contra 1 mil da fase anterior), antes realizada pelo colaborador. A automação eliminou riscos ergonômicos, além de elevar a segurança no setor.
 
Também foi adquirido outro maquinário para aplicação de adesivo, elevando a capacidade do processo em até 80%. O novo sistema de dosagem realiza a vedação das tampas do elemento filtrante dos produtos da linha Fleetguard, melhorando a produtividade, capabilidade, limpeza, além de oferecer mais ergonomia na operação.
 
Entre os novos ferramentais adquiridos, destaque para o novo cortador de plisses automático dedicado a linha de filtros de ar. A aquisição de equipamentos também permitiu a Cummins Filtros, fabricante de produtos Fleetguard, produzir com parceiros nacionais juntas, tampas roscadas e retentores, ou seja, componentes utilizados nos filtros blindados.
 
“Parte dos investimentos também foi dedicado à central de resíduos e atualização do maquinário de dosagem de poliuretano, agora mais moderno. Com o foco total em segurança, também restringimos a movimentação de empilhadeiras na área da manufatura, com a aquisição de novas soluções de movimentação interna de matéria-prima”, informa Gustavo Teixeira, supervisor de Operações da Cummins Filtros.
 
A pandemia provocada pela Covid-19 exigiu novos controles de acesso para restrição da quantidade de pessoas em determinados espaços da fábrica, com alarme sonoro e visual. Um totem de controle de temperatura e  sensor de dosagem de álcool em gel foi instalado no ano passado na entrada da fábrica para a triagem de 100% dos colaboradores e visitantes.




Comentários