Dassault Aviation lança nova aeronave de longo alcance

A equipe de montagem final da Dassault Aviation, em Bordeaux-Merignac (França), abriu as portas do Charles Lindbergh Hall para mostrar ao mundo a mais nova e avançada aeronave da empresa, o Falcon 6X.

"O lançamento de hoje é uma conquista significativa. Estou muito satisfeito em apresentar o avanço de um projeto de aeronave totalmente novo dentro da família Falcon, o espaçoso Falcon 6X", disse Eric Trappier, presidente da Dassault Aviation. "Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 exigiram perseverança e cooperação excepcionais por parte da Dassault e de suas empresas parceiras."

Embora as circunstâncias tenham forçado a empresa a realizar um lançamento "virtual", o evento teve alcance global. Clientes e operadores de todo o mundo se conectaram para ver a aeronave em sua primeira aparição pública. E, apesar da novidade do ambiente, a estreia mundial transmitida ao vivo foi um grande sucesso, atraindo um número recorde de visitantes. 

"O Falcon 6X representa um grande passo para os operadores de jatos executivos de cabine estendida", continuou Trappier. "Sua cabine premiada - a mais alta e larga da aviação executiva - oferece níveis de espaço, conforto, produtividade e segurança que estabelecerão uma nova referência no segmento de longo alcance."

O lançamento abre caminho para a conclusão do programa de testes em solo e as extensas verificações de sistemas que devem ser realizadas antes do primeiro voo, que está programado para ocorrer no início do próximo ano.

Nos últimos meses, a Pratt & Whitney Canada completou os testes de solo e de voo do motor PW812D da aeronave, abrindo caminho para o primeiro voo do 6X.

Com um alcance de 5.500 nm (10.186 km) e velocidade máxima de Mach .90, o Falcon 6X pode conectar passageiros aos principais centros de negócios em toda parte. Pode voar de São Paulo a Paris, de Londres a Hong Kong ou de Los Angeles a Moscou, sem escalas. O Falcon 6X também pode realizar aproximações baixas e seguras a apenas 109 nós, mais lento do que outros jatos executivos. Isso permite que o 6X, como os outros Falcons, acesse com segurança pequenos aeroportos equipados com pistas muito curtas e de difícil acesso.