Nova tecnologia vai dar mais segurança no monitoramento de barragens

Inovação desenvolvida por meio da parceria EMBRAPII e Senai vai ajudar a evitar que acidentes em barragens não voltem a ocorrer.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) financiou e apoiou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que vai ajudar a evitar tragédias com acidentes em barragens. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento que automatiza o gerenciamento da operação e manutenção, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões. O projeto é uma parceria da empresa Dona Francisca Energética com a Unidade EMBRAPII - Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados.

O sistema, totalmente digital, está instalado na barragem da usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e monitora 24 horas por dia as condições de segurança da área alagada da usina. Para que isso fosse possível, sensores foram instalados na barragem e imagens feitas por drones mostram em tempo real como a estrutura se comporta de acordo com mudanças em fatores hidrológicos e climáticos.

O sistema inteligente também acompanha mudanças em condições externas como clima, nível do lago, temperatura e umidade do solo, o que contribui para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar acidentes e aumentar a segurança das pessoas que vivem nas margens do do Rio Jacuí.