SolidWorks 2008 permite a reutilização e validação de projetos

Fonte: CIMM - 09/10/07
Foto: SolidWorks

Com o objetivo de permitir que os usuários se concentrem apenas em resolver os desafios do projeto sem se preocuparem com o uso do software, foi lançado o SolidWorks 2008, a mais nova versão de software de CAD 3D da SolidWorks Corporation.

Apresentando uma interface avançada, baseada na tecnologia SWIFT, também desenvolvida pela SolidWorks, o software reúne cerca de 300 novas implantações solicitadas pelos próprios clientes e usuários, que o tornam mais eficiente e preciso. “A tecnologia SWIFT engloba um conjunto de funcionalidades que faz a ferramenta cumprir o seu papel de ajudar o projetista. O usuário se concentra somente em criar um produto que seja realmente inovador”, acrescenta o country manager da SolidWorks Brasil, Oscar Siqueira.

Além de ser um sistema CAD 3D de fácil utilização, o que reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas, o SolidWorks 2008 possuiu dois outros importantes focos. O primeiro deles é permitir a reutilização, na sua plenitude, de trabalhos já existentes.

O recurso Design Clipart permite que os usuários procurem, em seus sistemas de arquivos, esboços, tabelas, imagens, recursos, vistas ou blocos DWG que estão dentro de projetos existentes. Uma vez localizado, o Design Clipart disseca os arquivos selecionados, permitindo que os usuários simplesmente arrastem o item para incorporá-lo a novos projetos. O recurso Design Clipart ajuda os engenheiros a recuperarem as horas gastas todos os dias procurando projetos já terminados. Também aumenta a liderança da SolidWorks na reutilização de dados do AutoCAD® ao permitir o acesso rápido a qualquer parte do arquivo DWG sem a necessidade de conversão.

O outro foco do software é o de validar o projeto que está sendo desenvolvido. “O SolidWorks 2008 consegue, por exemplo, apontar pontos de possíveis desgaste ou atrito ainda durante o processo de desenvolvimento. Assim, o usuário pode corrigir a falha antes de validar o projeto, evitando prejuízos posteriores”, explica Siqueira.

O COSMOSWorks® Design Insight, por exemplo, exibe as partes dos modelos CAD que comportam cargas aplicadas, o que facilita a decisão dos projetistas de adicionar material para aumentar a resistência ou retirar material para evitar os custos altos de engenharia excessiva. O DFMXpress, outro recurso exclusivo do SolidWorks, ajuda a “projetar visando à capacidade de fabricação”, evitando erros de projetos caros ao longo do caminho ao sinalizar automaticamente os elementos que são difíceis, dispendiosos ou impossíveis de usinar, como os cantos fresados em 90 graus.

A empresa realizou workshops em diversas cidades do país para apresentar a nova versão do SolidWorks aos seus clientes. “A aceitação superou nossas expectativas. Mais de 3100 pessoas participaram destes eventos e o interesse pelo software novo foi muito grande”, afirma Siqueira. Além de desenvolver o software, a empresa também oferece amplo serviço de assistência técnica e revenda, que recebe sessões de treinamento com especialistas em soluções de CAD 3D, marketing e vendas.

Num setor que cresce anualmente cerca de 20%, a SolidWorks Corporation se destaca. Atuando no Brasil desde 1998, alcançou um crescimento de 46% durante o ano de 2006 e de cerca de 55% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. “E acreditamos que manteremos este ritmo até o final do ano”, conclui Siqueira.

Dentre os mais de 4000 clientes regionais que a empresa possui, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Marcopolo, Petrobrás e WEG.

Para mais informações sobre a SolidWorks Brasil acesse o site: www.solidworksbrasil.com.br.