Montadora chinesa produzirá carros elétricos recarregáveis

Fonte: Gazeta Mercantil - 09/10/07

A companhia chinesa BYD, com sede em Shenzhen (província de Cantão, sul do país), fabricará carros elétricos recarregáveis a partir de 2009, devido à redução dos custos de produção com materiais utilizados em suas baterias.

A BYD, que originariamente fabricava baterias para telefones celulares, usa em seus veículos baterias de ferro em lugar de lítio, para reduzir os custos, o que impedia que a empresa vendesse seus carros em mercados estrangeiros. "As baterias de ferro demonstraram ter um maior rendimento em segurança e uma maior capacidade", explicou a companhia por comunicado.

Um primeiro modelo híbrido, alimentado a partir de gasolina e eletricidade, será lançado no mercado chinês na segunda metade de 2008, segundo os planos da firma. A BYD espera comercializar 100 mil veículos este ano, o que representaria um aumento de 67% em suas vendas.

A China encoraja os fabricantes de automóveis locais a trabalharem no desenvolvimento de veículos que utilizem energias alternativas ou que apliquem tecnologias híbridas. Algumas empresas chinesas mostraram protótipos de baterias elétricas que se recarregam 70% em 10 minutos.

A Corporação Industrial do Automóvel de Xangai, o maior fabricante chinês, desenvolve veículos alimentados com eletricidade gerada a partir de hidrogênio, que podem chegar a 120 km/h. A companhia espera produzir 50 mil carros deste tipo em 2010.

As informações são do jornal "Shanghai Daily.

Tópicos: