Scania desenvolverá trailer revestido de célula solar para alimentar caminhão híbrido

A Scania desenvolverá um trailer revestido de célula solar para alimentar um caminhão híbrido plug-in como parte de projeto de pesquisa. Os testes iniciais indicam uma possível economia de combustível de 5 a 10% na Suécia e o dobro no sul da Espanha, rico em sol.

O caminhão será operado em atribuições de transporte diário pela transportadora sueca Ernst Express, que também colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica do mundo com catenária aérea. A Ernst Express vai operar um trailer revestido de célula solar de 18 metros de comprimento com uma área total nas laterais e telhado de 140 metros quadrados. No total, espera-se que os painéis solares na Suécia gerem anualmente 14.000 kWh.

O projeto de pesquisa também examinará se o trailer pode alimentar eletricidade na rede quando as baterias estão totalmente carregadas e o caminhão está estacionado, por exemplo, nos fins de semana.

“As células solares já foram empregadas em barcos e caravanas, mas apenas para alimentar auxiliares, como geladeiras e fogões, e não o trem de força real”, diz Eric Falkgrim, líder de tecnologia em design de veículos da Scania R&D.

Economia de combustível

Em um pré-estudo, as operações no meio da Suécia foram simuladas, alcançando uma economia potencial de combustível de 5 a 10 por cento. Na Suécia, há luz solar suficiente da primavera ao outono para gerar energia e, embora o sol seja fraco, exceto durante o verão, há mais horas de luz solar. Durante o resto do ano, o sol é insuficiente na Suécia. Em contraste, o sul da Espanha tem 80% mais horas de luz solar.


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O projeto é financiado publicamente pela agência de inovação do governo sueco Vinnova e, além da Scania e da Ernst Express, também envolve a Midsummer que fabrica os painéis solares, a Universidade de Uppsala, que realiza pesquisas avançadas sobre células solares mais eficientes, e a empresa de energia Dalakraft.




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