IPEA: Cresce mais de 10% investimento em máquinas equipamentos, em julho

Investimentos na economia avançam 3,4 % em julho; no acumulado de 12 meses, o resultado ainda é negativo.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou alta de 3,4% no Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no mês de julho, frente a junho deste ano. Com isso, o trimestre móvel encerrado em julho fechou com um crescimento de 7%. No acumulado de 12 meses encerrados em julho, porém, os investimentos caíram 2,4%.

O Indicador mostra os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo. Na comparação com julho de 2019, houve queda de 3,8%. Já o terceiro trimestre móvel apresentou uma retração de 6% sobre o mesmo período de 2019.

Máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos são os itens que compõem o indicador de FBCF. Em julho, houve uma alta de 10,9% nos investimentos em máquinas e equipamentos quando comparado a junho, resultando numa expansão de 8,2% no trimestre móvel encerrado em julho. Enquanto a produção nacional desses bens cresceu 21,5%, a importação caiu 7,6% no mesmo período. Os investimentos na construção civil registraram crescimento de 2,7% em julho e avanço de 8,5% no trimestre móvel. O componente Outros apresentou crescimento de 6,7% em julho e queda de 2,9% no trimestre móvel.

Já na comparação com julho de 2019, os resultados foram heterogêneos. Houve recuo nos segmentos máquinas e equipamentos (-10,7) e outros ativos fixos (-5,5), enquanto o componente da construção registrou aumento de 3,3%. Na comparação trimestral, todos os componentes registraram queda.