Aceleração digital amplia alcance da rodada de negócios em bom momento da construção civil

Primeira edição online reúne construtoras de diferentes regiões de Santa Catarina e fornecedores de diferentes estados.

A pandemia da covid-19 trouxe uma nova dinâmica para a rodada de negócios que agora é virtual, seguindo a tendência de aceleração digital do mercado. A experiência está sendo vivida pelos participantes da Rodada de Negócios da Construção Civil, organizada pela Messe Brasil, de 8 a 15 de setembro, com um total de 189 reuniões. Estão inscritas 11 construtoras de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Itapema e Joinville, e 21 fornecedores de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A rodada de negócios virtual é realizada em bom momento para o setor da construção civil, com lançamentos de novos empreendimentos e de recuperação do setor, após as quedas de desempenho provocadas pela pandemia, em março e abril. A aceleração digital que possibilita a realização de eventos virtuais trouxe a oportunidade de reunir construtoras de diversificadas cidades com fornecedores de outros estados. “Quebramos os limites de distância física com uma nova dinâmica de geração de negócios, colocando em contato construtoras e fornecedores de diferentes regiões do estado e do país”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

O levantamento feito em rodadas anteriores mostra um índice próximo a 80% em realização de negócios com a participação em eventos dessa natureza. O número é justificado pelo acesso facilitado ao comprador ou dono da construtora, apontado como tarefa difícil na tentativa de agendar visitas por meios tradicionais.

A Lorenzetti participou pela primeira vez de uma rodada de negócios em novembro de 2019 e ficou satisfeita em poder apresentar a diversificada linha de produtos ainda desconhecida por esse mercado. “Pelo menos 70% das construtoras demonstraram interesse em manter o contato”, comentou na época, Alan Patrick Marek, instrutor técnico da empresa em SC.


Continua depois da publicidade


Bruno Dalfovo de Medeiros, engenheiro de aplicação para SC e PR da Tupy, valorizou a oportunidade de acesso facilitado às construtoras em um único local. “Criamos relacionamento e oportunidade de apresentar as tecnologias inovadoras voltadas para o segmento de construção. Aposto na continuidade das negociações com os engenheiros das construtoras para o desenvolvimento de novos projetos”, destacou.

Imagem: Messe Brasil

Levantamento da CNI mostra um cenário positivo para a construção civil

Um levantamento da CNI com 454 empresas de pequeno, médio e grande porte, de 3 a 13 de agosto de 2020, aponta que a indústria da construção segue com desempenho favorável, após a forte queda das atividades registradas no mês de abril. Além dos índices de atividade manterem uma evolução crescente, o número de empregados continua aumentando. O nível de atividade já chegou ao registrado na pré-pandemia e o índice de confiança dos empresários e a intenção de investimento mantém a tendência de alta.

O índice de evolução do nível de atividade chegou a 48,1 pontos em julho, superando em 3,8 pontos o levantamento de junho. O índice de evolução do número de empregados subiu de 43,4 pontos em junho para 46,8 pontos em julho, 3,4 pontos acima.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) foi 3 pontos percentuais (pp) acima do índice de junho, atingindo 58%. Em agosto, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) aumentou 7,7 pontos, chegando a 54 pontos, a quarta alta consecutiva do índice.

Por sua vez, a intenção de investimento registrou alta de 4,7 pontos em agosto, chegando a 39,5 pontos, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, quando registrava valores acima dos 40 pontos.

Acesse o estudo completo da CNI.