thyssenkrupp e Hyundai desenvolvem roda híbrida de alumínio CFRP

A inovação por meio de pesquisa e desenvolvimento abrangentes retrata o cerne da cooperação iniciada pela thyssenkrupp Carbon Components e pelo Hyundai Motor Europe Technical Center (HMETC). O resultado é nada menos do que rodas híbridas de 19" CFRP totalmente testadas com um design excepcional. O projeto foi executado usando a tecnologia de trança exclusiva e patenteada da thyssenkrupp ao produzir o poço de aro. Em seguida, é completado com um núcleo de alumínio forjado através de uma tecnologia de fixação e vedação recentemente desenvolvida, extremamente robusta, mas quase invisível.

"A cooperação com o Centro Técnico Hyundai Motor Europe foi, sem dúvida, um sucesso, pois convencemos outro OEM das vantagens e qualidade de nossas rodas CFRP trançadas. A HMETC constitui um parceiro valioso para nós, que validou a qualidade dos nossos produtos através de testes abrangentes. Estamos ansiosos para a produção em série dessas rodas CFRP desenvolvidas em conjunto em um futuro próximo", disse Jens Werner, CEO, thyssenkrupp Carbon Components.

O projeto consistiu em oito fases, abrangendo um desenvolvimento completo desde a fase de design até o teste final no veículo. Para validar a nova arquitetura, as rodas passaram por um extenso programa de testes. Além dos numerosos procedimentos de teste de roda padrão, uma série de testes abordando especificamente a matéria-prima CFRP foi executada. O HMETC então verificou as vantagens de desempenho, eficiência e comportamento NVH (ruído, vibração, aspereza) na bancada de teste, bem como durante os testes com veículos reais. O protótipo das rodas passou por uma série de testes reais, onde, por exemplo, a resistência térmica foi testada durante uma descida na passagem de montanha de Großglockner. As vantagens de desempenho resultaram em melhor aceleração e distância de frenagem menor, bem como redução do ruído de rolamento do pneu, o que é um claro ganho de conforto para os passageiros. O desenvolvimento das rodas híbridas CFRP foi concluído com sucesso e a HMETC validou a tecnologia da thyssenkrupp para uso irrestrito para produção em série.


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"A colaboração com a thyssenkrupp Carbon Components e o desenvolvimento da roda híbrida CFRP foram muito bem-sucedidos. Cumprimos todas as nossas especificações enquanto a grande redução de peso aumenta significativamente o desempenho do veículo. Temos visto a thyssenkrupp Carbon Components como um excelente parceiro para o desenvolvimento de novas tecnologias com profundo conhecimento de materiais compostos. A thyssenkrupp Carbon Components é um fornecedor capaz de oferecer suporte desde a fase inicial de projeto até o produto final, incluindo recursos de teste e padrões de qualidade. A pré-forma direta por trança - da fibra à pré-forma do aro - permite o próximo nível na redução dos custos de fabricação de compósitos. Estamos ansiosos para as próximas etapas para trazer essas rodas emocionais para a estrada", disse Stephane Ringenbach, Chefe de Design de Engenharia, HMETC.




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