Yaskawa lança o Inversor de Frequência GA500 no próximo mês

O inversor de frequência GA 500 atende a diversas aplicações e possui grande flexibilidade.

Dentro de seu compromisso de desenvolver produtos sustentáveis, flexíveis e fáceis de utilizar, a Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa líder mundial na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos, prepara-se para lançar em setembro deste ano o Inversor de Frequência GA500.

Segundo Anderson Sato, diretor técnico da Yaskawa, “além da confiabilidade referência da marca, o GA500 garante tempo mínimo de 10 anos de operação contínua. Seu design atende os requisitos RoHS2, sendo um produto de caráter sustentável, sem agredir o meio ambiente. Possui categoria de segurança SIL3/PLe, certificada pela TÜV (sigla alemã para Technischer Überwachungsverein, que significa Associação de Inspeção Técnica), permitindo que atenda os mais restritos padrões de segurança, estendendo o tempo de operação do maquinário”, ressalta.

Desenvolvido nas versões 220Vca (monofásico), 220Vca (trifásico) e 380/330Vca (trifásico), o Inversor de Frequência GA500 tem grande flexibilidade, podendo ser aplicado em potências de até 40 CV.

O GA500 pode operar diversos tipos de motores, incluindo motores de indução (IM), de imã permanente (IPM/SPM) e síncronos de relutância (SynRM). Para aplicações com comunicação em rede, o GA500 oferece diversos protocolos industriais que auxiliam sua inserção na Industrial Internet of Things (IIoT), incluindo os protocolos tradicionais de rede como EtherNet/IP, PROFINET, Modbus TCP/IP, EtherCAT, DeviceNet, PROFIBUS DP e Modbus RTU (padrão).

“O GA500 foi projetado para maximizar um dos recursos mais valiosos do usuário: tempo. Assim sendo, pode ser programado sem conectá-lo a fonte primária de alimentação, ou seja, o operador consegue configurar o inversor, mesmo sem energia disponível. Além disso, possui anel de LEDs de status bem visível, de modo a ser identificado mesmo à distância”, afirma.


Continua depois da publicidade


Um dos diferenciais do GA500 é o aplicativo DriveWizard Mobile, por meio do qual se pode programar e/ou monitorar o inversor de frequência, através de redes móveis em smartphones ou tablets. O aplicativo também permite acesso instantâneo à Yaskawa Drive Cloud, para armazenar confiavelmente as informações do inversor e acessá-las de modo remoto.