Abre prazo para formação de turmas de mestrado e doutorado

Fonte: Ministério da Educação - 02/10/07

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebem, até o dia 29 próximo, propostas de formação de turmas especiais de mestrado e doutorado.

Os cursos serão direcionados para professores das instituições federais de educação tecnológica. O investimento previsto é de R$ 3,8 milhões. Cada projeto selecionado recebe anualmente até R$ 120 mil.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio a Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Interinstitucionais na rede federal de educação profissional e tecnológica, criado em 2006. Um dos objetivos é a formação de mestres e doutores no quadro permanente das instituições federais de ensino tecnológico fora dos grandes centros de ensino e pesquisa.

A elaboração das propostas deve seguir os requisitos das modalidades Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Mestrado Interinstitucional (Minter), coordenadas pela Capes. Mais informações no edital.

A rede federal é composta por 171 instituições que atuam como centros de referência para os sistemas estaduais, municipais e privados de educação profissional e tecnológica. Como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o governo federal implementa o Plano de Expansão da Rede Federal, que vai criar 184 unidades de ensino até o fim de 2010.