Empresa americana pretende investir US$ 2 bilhões para construção de usinas no Brasil

O Oil Group pretende construir seis refinarias no Brasil, nos próximos sete anos, segundo a Agência O Globo. 

Segundo o diretor da Oil Group, Fabiano Diaagoné, a primeira refinaria, com capacidade de processar 20 mil barris diários de petróleo, ficará no Porto do Açu, no norte fluminense.

Em entrevista ao Globo, ele disse que a unidade terá o investimento de US$ 300 milhões e deverá ser construída a partir do segundo semestre de 2021. No pico das obras deverá gerar 2 mil empregos.

"Hoje, o Brasil consome diesel em alta escala, e a Petrobras não consegue suprir o país só com sua produção. Para a empresa abastecer 100% do mercado nacional sem importações seria necessário uma retração de 40% na demanda", disse ao Globo, Diaagoné.

A reportagem diz que a empresa pretende construir quatro unidades de pequeno porte, com capacidade para 20 mil barris a 30 mil barris diários, próximas a portos, e duas menores, de 3 mil a 5 mil barris diários, vizinhas à produção terrestre de petróleo. 

Além da refinaria a ser construída no Rio, estão em fase de estudo de viabilidade econômica a instalação de uma no Espírito Santo e outra no Maranhão. A quarta unidade e as duas menores ainda não têm localização, mas os estudos estão entre Bahia e Sergipe, diz a reportagem.