Mercopar promoveu primeiro salão de energia do sul do país

Fonte: CIMM - 01/10/07

O Salão de Energia foi a novidade da XVI Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que foi realizada entre os dias 23 a 26 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, RS.

“Inúmeros motivos nos levaram a desenvolver esse setor na Mercopar. Primeiro, a importância no contexto mundial dos biocombustíveis, das diversas formas de energia e outras alternativas de desenvolvimento energético. Segundo, nós acompanhamos uma tendência global. Diversas feiras estão discutindo e buscando soluções. Terceiro, o Sebrae/RS apóia o programa RS Energia lançado pelo governo, que visa atrair investidores da área de energia para o Estado”, afirma o coordenador do Desenvolvimento Setorial da Indústria do Sebrae/RS, Tiago Lemos.

“Toda essa movimentação gerou bons frutos. Em abril apresentamos a Mercopar na maior feira industrial do mundo, a Hannover. E foi bem positivo. Tivemos a parceria com a agência alemã de Energia DENA, por exemplo”, acrescenta.

O primeiro Salão de Energia do sul do país ocupou na Mercopar mais de 2000 m2 de área e reuniu exposições de tecnologia e serviços sustentáveis. Segundo a assessoria, a idéia é era apresentar soluções que envolvessem a produção, geração e co-geração de energia, transporte, armazenamento, distribuição, transmissão e aplicação de energias renováveis e convencionais, além de iniciativas inovadoras de gestão ambiental.

Outro destaque foram os laboratórios que demonstravam pesquisas realizadas sobre o setor. O evento também contou com o salão de eficiência energética, ambiente com as melhores práticas de energia, usinas virtuais e otimização de energia.

O Rio Grande do Sul favorece e investe no setor de energia – renovável e convencional. O estado tem o segundo maior parque eólico do mundo, está implantando mais sete usinas de biodiesel e tem uma significativa produção de energia hidroelétrica. Oferece também grande potencial para desenvolvimento de pequenas centrais hidrelétricas – as chamadas PCHs.

A CaixaRS (banco de fomento econômico e social do estado) foi quem promoveu no Salão de Energia, workshops sobre o crédito de carbono e usinas virtuais.

Outro foco importante foi o meio ambiente. “Também mostramos às empresas melhores práticas internas, por exemplo, uma simples coleta seletiva de lixo. Ou seja, tudo aquilo que impacta no meio ambiente, mas que pode ter um ganho”, aponta Lemos.

Mercopar 2007


Segundo a assessoria da Mercopar, o evento totalizou 350 expositores e mais de 22 mil visitantes profissionais. O evento reuniu profissionais dos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia, metal-mecânico e plástico com o objetivo de estimular a integração e a competitividade internacional.

A Mercopar foi promovida pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG.

Mais informações pelo site www.mercopar.com.br