Honda tem operações globais interrompidas depois de ataque cibernético

A montadora Honda interrompeu operações de algumas fábricas em diferentes países, incluindo no Brasil, após comunicar, no início da semana (8), ter sofrido ataques cibernéticos. No comunicado, a empresa não traz detalhes da invasão, mas afirma que está com problemas técnicos que os deixaram incapacitados de usar seus servidores, e-mails e sistemas internos. Segundo informações da BBC News, a empresa disse que um de seus servidores internos foram atacados externamente e que "o vírus se espalhou” por toda rede.

No Twitter, a empresa informou seus clientes sobre a interrupção dos serviços. “No momento, o Atendimento ao Cliente da Honda e o Honda Financial Services estão enfrentando dificuldades técnicas e não estão disponíveis. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos sua paciência e compreensão”.

Segundo a BBC News, alguns especialistas em segurança cibernética disseram que parece um ataque de ransomware, o que significa que os hackers podem ter criptografado dados ou ter bloqueado a Honda em alguns de seus sistemas de TI.

"Parece um caso de Ekans ransomware sendo usado", disse à BBC, Morgan Wright, consultor chefe de segurança da empresa de segurança Sentinel One. “Ekans, ou Snake ransomware, foi projetado para atacar redes de sistemas de controle industrial. O fato de a Honda ter suspendido a produção e enviado para casa os trabalhadores da fábrica aponta para a interrupção de seus sistemas de fabricação”.

Nesse sentido, a montadora disse em comunicado: "A Honda pode confirmar que um ataque cibernético ocorreu na rede Honda. [...] Há também um impacto nos sistemas de produção fora do Japão [...]. Estão sendo realizados trabalhos para minimizar o impacto e restaurar a funcionalidade completa das atividades de produção, vendas e desenvolvimento".


Continua depois da publicidade


A empresa confirmou que o trabalho na fábrica do Reino Unido foi interrompido juntamente com a suspensão de outras operações na América do Norte, Turquia, Itália, Japão e Brasil. A produção foi retomada na maioria das fábricas afetadas na terça-feira (9), disse um porta-voz da Honda à Reuters, mas a principal fábrica em Ohio (EUA), bem como da Turquia, Índia e Brasil, continuaram suspensas.

De acordo com publicação do G1, a Honda informou que a "operação produtiva, em Manaus, foi interrompida temporariamente, mas já está normalizada. Na fábrica de Sumaré, em função dos impactos da pandemia de Covid-19, a operação já seguia de forma restrita, exclusivamente com a fabricação de componentes de motores que, embora impactada parcialmente, não sofreu interrupção".