Contec adquire máquina para otimizar a produção de cabos elétricos

Fonte: Assessoria de Imprensa da Contec - 01/10/07 

A Contec Condutores Técnicos, especializada na fabricação e nacionalização de condutores elétricos especiais, investiu US$ 30 mil na aquisição de um equipamento de testes que possibilitará reduzir o tempo de produção dos cabos e baratear todo o processo produtivo.

De acordo com o gerente industrial, Luis Laércio M. Paiva, antes da utilização dessa máquina era necessário produzir um lote de 5 mil metros para depois efetuar os testes. “Se houvesse uma falha nos primeiros metros, apenas era possível identificá-la após todo o lote ser feito, o que acarretava grande desperdício de tempo e aumento de custos”, explica.

Para otimizar o processo, foi adquirida a Spark Test, uma máquina computadorizada desenvolvida pela Cortinovis que, ao ser colocada na saída da extrusora (máquina que encapa - com polietileno ou outros materiais - os fios de cobre) permite testar os cabos na medida em que são produzidos. “Dessa forma, se for identificada alguma irregularidade, é possível interromper a produção e corrigir o problema, sem desperdiçar grande quantidade de material. Com isso, obtemos também um ganho considerável de tempo”, completa Paiva.

Segundo o gerente industrial, esse sistema auxilia, especialmente, na fabricação de cabos e condutores voltados para equipamentos da área médico-hospitalar que requerem espessura de isolação muito fina.

Sobre a Contec


A Contec Condutores Técnicos é uma empresa 100% nacional que iniciou sua atuação em 1998, especializando-se no desenvolvimento e fabricação de cabos elétricos especiais empregados em diferentes setores industriais. Localizada no bairro de Santo Amaro, na capital paulista, a empresa se diferencia pelo alto grau de conhecimentos e experiência do seu quadro de sócios e diretores que acumulam mais de 40 anos de vivência nas áreas de engenharia e de tecnologia de cabos elétricos.

Atualmente a base instalada da Contec soma mais de cinco mil itens, fornecidos para mais de 1.800 clientes dos setores médico-hospitalar, petroquímico, automotivo, metal-mecânico, automação industrial, bens de capital, papel e celulose, siderúrgico, têxtil, sucroalcooleiro, eletroeletrônico, entre outros.

Maiores informações no site www.contec.ind.br