Eaton comemora 50 anos de Brasil

Fonte: Assessoria Eaton - 27/09/07

Em 1957, a multinacional norte-americana Eaton instalava sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos, em São José dos Campos - SP, quando assumiu o compromisso de acompanhar o crescimento da indústria automotiva local, transferindo a tecnologia e a competência já reconhecidas mundialmente. Nascia então a Divisão de Produtos Automotivos da empresa no país, que veio com o desenvolvimento dos sistemas de trem de válvula, dando início à produção de componentes de alta qualidade para abastecer o mercado interno.

A unidade de São José dos Campos produz e comercializa válvulas de admissão e escape para a indústria automotiva brasileira, americana e européia. Representa também, na América Latina, toda a linha de produtos da Divisão Automotiva do Grupo Eaton: válvulas rollover, sensores e toda a linha de diferenciais.
 
Atualmente, a planta conta com 550 colaboradores diretos em uma fábrica de 25.400 m2 e abastece cerca de 50% de todo o mercado de válvulas do Brasil. A empresa está presente nos veículos das principais montadoras e sistemistas, entre elas: Caterpillar, Cummins, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, GM, Iveco, John Deere, MWM-International, Renault, Sisu, Volkswagen, Volvo, entre outras.

“Estamos completando 50 anos de Brasil, preparando a nossa organização para os próximos 50 anos de um futuro próspero. Continuamos focados no crescimento progressivo e contínuo, sustentado por um programa muito arrojado de investimentos nas áreas humana, tecnológica e social”, afirma Camilo dos Santos, gerente geral da planta de São José dos Campos.

Evento Especial
O aniversário da Eaton foi comemorado oficialmente em setembro deste ano em um almoço especial realizado no último sábado (22), em São José dos Campos, que reuniu parceiros e colaboradores para lembrar os 50 anos de história da organização e comemorar os próximos 50 anos. O aniversário da empresa também será lembrado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 28 de setembro, em uma cerimônia solene para homenagear os 50 anos de contribuição social da Eaton.

Trajetória de Sucesso
A instalação da fábrica de São José dos Campos foi o começo de uma trajetória de sucesso nestes 50 anos. Hoje, a corporação no Brasil conta com cerca de cinco mil funcionários e sete plantas, onde atuam em quatro grupos nos segmentos de transmissões (Truck), válvulas (Automotive), sistemas hidráulicos (Fluid Power) e sistemas elétricos (Electrical).  

Tópicos: