Produção de motocicletas aumenta em março, mas emplacamentos caem

Foram fabricadas mais de 100 mil unidades em Manaus. No entanto, média diária de vendas é a menor em 16 anos

As incertezas diante a atual situação de pandemia por novo coronavírus já afetam o mercado de motocicletas. No mês de março, a produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi praticamente normal, no entanto, a paralização a partir do dia 30 (previsto até o dia 5 de maio) deve alterar e muito os números que serão divulgados nos próximos meses.

Nos números de produção em março vemos que o incremento foi de 10,8% em relação a 2019, mas que não refletiram da mesma forma nas vendas das fábricas às concessionárias, que tiveram queda na ordem de 0,8% no mesmo período, segundo a Abraciclo. Porém, no trimestre o aumento destas vendas no atacado foram 2,5% superiores a 2019.

Na outra ponta, as vendas no varejo também já sofrem queda no mês de março, com uma baixa de 10,1% nos emplacamentos comparado ao mesmo período do ano passado.

A paralização nas fábricas deve refletir os maiores impactos no mercado através dos números deste mês de abril, seja na produção, vendas no atacado e varejo, assim como, nas importações.

“O setor começou o mês de março com forte atividade industrial, porém, para preservar a segurança dos colaboradores e cumprir as determinações das autoridades governamentais e de saúde, cerca de 60% das empresas associadas à Abraciclo do segmento de motocicletas anunciaram paralisações temporárias da produção de suas fábricas em Manaus, em função dos impactos da pandemia do coronavírus (covid-19). As paralisações ocorrem em períodos variados, começando em 30 de março e se estendendo até 5 de maio”, relata Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

A entidade informa que a perspectiva de baixa atividade comercial devido às ações preventivas de confinamento da população em suas residências também foi um fator considerado para a decisão de suspensão temporária da produção. “Os resultados serão sentidos no balanço do mês de abril”, analisa Marcos Fermanian.


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Números de produção

As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 101.425 unidades, volume 10,8% superior ao registrado no mesmo mês de 2019 (91.535 unidades) e 7,4% maior que fevereiro do presente ano (94.442 unidades). Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas – Abraciclo, o primeiro trimestre do ano apresentou crescimento de 7%, com 296.159 motocicletas produzidas, em comparação com as 276.760 unidades fabricadas em igual período de 2019.

Vendas no atacado

Em março, as fábricas repassaram para as concessionárias – em operações de atacado – 92.900 motocicletas, volume que representa uma retração de 0,8% na comparação com o mesmo mês de 2019 (93.605 unidades) e de 0,9% em relação a fevereiro do presente ano (93.757 unidades).

As vendas no atacado no primeiro trimestre somaram 277.402 unidades, correspondendo a uma alta de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2019 (270.724 unidades).

Desempenho por categoria

A Street foi a categoria mais comercializada no atacado em março, com 46.902 unidades, volume 2,7% superior ao registrado no mesmo mês de 2019 (45.688 unidades), e 2,5% menor na comparação com fevereiro do presente ano (48.096 unidades).

No segundo lugar do ranking ficou a Trail com 18.099 unidades, aumento de 2% ante as 17.736 motocicletas comercializadas em março de 2019 e de 9,5% em relação a fevereiro do presente ano (16.531 unidades).

A Motoneta veio na sequência com 14.107 unidades, significando uma queda de 2,5% na comparação com as 14.462 unidades registradas em março de 2019, e de 2% em relação ao mês anterior (14.399 unidades). Em quarto lugar, ficou a Scooter com 8.104 unidades, volume 17,5% menor ante as 9.822 unidades vendidas no mesmo mês de 2019 e 0,8% menor na comparação com fevereiro do presente ano (8.170 unidades).

No acumulado dos três primeiros meses do ano, as duas categorias que registraram maior crescimento no atacado foram Scooter e Sport. Com 8,6% de participação, a Scooter teve 23.990 unidades comercializadas, representando uma alta de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado (20.232 unidades). As vendas da Sport, que tem 0,5% da fatia do mercado, atingiram 1.367 unidades, correspondendo a um crescimento de 15,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (1.186 unidades).

A Street foi a categoria de motocicleta mais vendida no atacado, com 51,6% de participação. De janeiro a março, foram comercializadas 143.047 unidades, significando um aumento 2% em relação ao mesmo período do ano passado (140.256 unidades).

Emplacamentos

De acordo com levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em março foram licenciadas 75.372 motocicletas, volume 10,1% inferior ante as 83.798 unidades emplacadas no mesmo mês de 2019 e 5,6% menor na comparação com fevereiro do presente ano (79.812 unidades).

Ainda de acordo com a análise dos dados do Renavam, março fechou com média diária de vendas de 3.426 unidades, em 22 dias úteis. É importante considerar, no entanto, que alguns Detran’s não estavam operando plenamente, prejudicando a comparação com outros meses. Pelos números disponíveis, isto significou a menor média diária de vendas de um mês de março desde 2004 (3.491 unidades/dia). Na comparação com o março do ano passado, que registrou 19 dias úteis, a queda foi de 22,3% (4.410 unidades/dia) e em relação a fevereiro do presente ano, com 18 dias úteis, o recuo foi de 22,7% (4.434 unidades/dia).

No primeiro trimestre, as vendas no varejo somaram 246.848 unidades, volume 4,6% inferior ao alcançado no mesmo período do ano passado (258.652 unidades).

Exportações

As exportações totalizaram 2.730 unidades em março, correspondendo a uma queda de 22,6% em relação ao mesmo mês de 2019 (3.525 unidades). Na comparação com fevereiro do presente ano (2.394 unidades), houve uma alta de 14%.

Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino das motocicletas produzidas no PIM, com o embarque de 905 unidades (33,9% do volume total). Na sequência, vieram Canadá (452 unidades e 16,9% de participação) e Colômbia (336 unidades e 12,6%).

No primeiro trimestre, as exportações somaram 6.825 unidades, representando uma queda de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado (11.382 unidades). Ainda de acordo com a análise dos dados do Comex Stat, a Argentina recebeu 3.011 motocicletas no trimestre, o que representou 41,9% das exportações. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos (1.244 unidades e 17,3%), seguidos pelo Canadá (816 unidades e 11,4%).