Audi adota energia solar para abastecer centro técnico em São Paulo

Unidade de engenharia e treinamento recebeu 264 painéis fotovoltaicos

A Audi do Brasil instalou 264 painéis fotovoltaicos para que seu centro técnico, na cidade de São Paulo, utilize 100% de energia solar. Do total, 80 placas foram instaladas na cobertura do CT, que abriga as atividades de engenharia, treinamento, atendimento técnico para a América Latina e gestão de frota. No local também ocorrem as aulas para os alunos da ação social Audi e-ducar.

Os painéis sobre o centro técnico geram até 27 mil kWh por ano e trazem redução de quatro toneladas de CO2. Essas placas são translúcidas e por isso permitem a entrada de luz natural no interior do centro técnico.

As 184 placas restantes foram instaladas em um terreno na cidade de Cajamar, próxima da capital paulista. Têm capacidade de geração de até 100 mil kWh por ano, o que representa uma economia de 13,3 toneladas de CO2 a cada 12 meses.

Ao todo, os painéis podem gerar 127 mil kWh por ano, o equivalente a 31% de toda a energia consumida nas áreas administrativas da Audi do Brasil. Eles trazem uma redução de 17,3 toneladas de CO2 anualmente.

“A iniciativa está em linha com os objetivos globais da empresa de ser 100% neutra em carbono até 2050”, afirma o CEO e presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck.

O projeto teve a participação de outras duas empresas. A Enel foi responsável pela adequação da entrada e saída de energia do centro técnico. O excedente gerado (como nos fins de semana, quando o CT está fechado) é devolvido para a rede elétrica e gera créditos para a Audi, que ficam disponíveis por cinco anos. A outra parceira da Audi foi a Saren, responsável pela execução do projeto e instalação dos painéis fotovoltaicos nas duas localidades.


Continua depois da publicidade


Concessionária também adota energia solar

Desde a metade de janeiro, a concessionária Audi Center Santos também está utilizando energia solar. A parceria com a empresa Sun Mobi prevê a entrega de até 10 mil kWh por mês de energia limpa, além de ações para melhoria da eficiência do uso de eletricidade com a ajuda de um sistema de monitoramento do consumo em tempo real e orientações para economia.

O projeto funciona no modelo de geração compartilhada. A concessionária utiliza a eletricidade gerada por meio da fonte solar sem ter de instalar placas fotovoltaicas no próprio telhado. A energia é gerada em uma usina solar instalada em Porto Feliz (SP) e entregue pela rede de distribuição.