Fábrica de ônibus da Volvo na Suécia passa a utilizar energia apenas de fontes renováveis

Segundo a fabricante, consumo geral da planta também foi reduzido em 15%

A Volvo informou, em nota, que a fábrica de ônibus da fabricante, localizada na cidade sueca de Borås, tornou-se uma das primeiras instalações de produção deste tipo de veículo a usar apenas energia renovável.

Além disso, todo consumo da unidade vem de fontes como geração hidroelétrica e biocombustíveis. Também segundo a Volvo, nos últimos anos o consumo energético geral da planta foi reduzido em 15%.

“Temos muito orgulho de reduzir o impacto climático por meio do uso de fontes renováveis, livres de combustíveis fósseis. Nossa eletricidade vem de geração hidroelétrica, o aquecimento usa biocombustíveis e nas empilhadeiras usamos eletricidade ou HVO, que é um combustível renovável”, disse Joakim Wretman, gerente de produção da planta da Volvo Buses em Borås, em nota.

Com a conquista, a fábrica recebeu o selo de “Instalação de Energia Renovável”, uma certificação emitida após uma série de etapas para minimizar a pegada climática da unidade.

Nos últimos anos, a fábrica de Borås também implantou medidas que reduziram o consumo de energia em 15%.


Continua depois da publicidade


“Substituímos as tradicionais lâmpadas fluorescentes por LED. Além disso, a iluminação da área de manufatura passou a ser regulada automaticamente para permanecer ativa somente durante a produção efetiva. Também nos asseguramos que nenhum equipamento permaneça ligado quando não houver necessidade”, detalhou.

Projetos

Outra iniciativa com participação da planta de Borås está no Autofreight, um projeto que visa reduzir o transporte entre o terminal logístico de Viared e o Porto de Gotemburgo.

Segundo a Volvo, trata-se de uma solução que ajuda a reduzir as emissões de CO2 em cerca de 30%.

“Trabalhamos com a perspectiva de ciclo de vida de nossos produtos e nos esforçamos incessantemente para a redução do impacto ambiental em todos seus estágios, da produção à operação diária, reuso e reciclagem. Um bom exemplo é nosso projeto para reutilização das baterias de nossos ônibus elétricos vendidos na Europa, que podem ter uma segunda vida no armazenamento de energia doméstica”, afirmou Andreas Carlén, diretor de eficiência energética e meio ambiente da Volvo Buses.

A fábrica da Volvo Buses em Borås produz chassis de ônibus para a Europa e outras regiões. A capacidade de produção é de 10 mil unidades por ano, com 300 funcionários trabalhando.




Comentários