CONAF/FENAF 2007 reúne profissionais do setor de fundição

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 25/09/07

Considerado um dos sete maiores produtores mundiais de peças fundidas, o Brasil amplia as discussões sobre os rumos da indústria nacional de fundição com o CONAF/FENAF 2007, o maior encontro da cadeia produtiva do setor, que acontecerá de 25 a 28 deste mês, no Expocenter Norte, em São Paulo.

Realizado a cada dois anos, o evento promovido pela Abifa – Associação Brasileira de Fundição conta com a parceria da ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Abal - Associação Brasileira de Alumínio e apoio da Cifra – Câmara de Industriales Fundidores de La Republica Argentina.

Segundo dados da Abifa, o setor que faturou 6 bilhões de dólares em 2006 produzindo 3 milhões e 807 mil toneladas de ferro, aço, cobre, zinco, alumínio, magnésio, que gera 58 mil empregos diretos e exportou 1,4 bilhão de dólares.

Em sua 12ª edição, a FENAF 2007 aumentou a sua representatividade com a adesão e o apoio de empresas localizadas na América do Sul e desde 2005 passou a ser considerada Feira Sul-Americana de Fundição. Desta vez, o evento terá 350 expositores e a previsão é que cerca de 30 mil pessoas visitem o local. Dentre as novidades estão um estande da APEX – Agência de Promoção de Exportação e Investimentos – para auxiliar os empresários de fundição no processo de exportação e na viabilização de negócios no exterior.

Simultaneamente à feira acontecerá o 13º CONAF – Congresso Nacional de Fundição. Com uma diversificada programação, a Abifa vai apresentar nos quatro dias de evento palestras e trabalhos desenvolvidos pela área técnica, projetos e iniciativas que fomentem o desenvolvimento tecnológico do setor e discussões de políticas e métodos ecologicamente responsáveis.

Na abertura do Congresso, no dia 25, será assinada a criação do Comitê Brasileiro de Fundição, com o apoio da ABNT e a apresentação do Estudo Setorial da Fundição, realizado com os recursos do FINEP, que resultou em um mapeamento inédito das empresas do setor.

Os eventos vão reunir fabricantes de máquinas e equipamentos, produtos, fornecedores de matéria- prima, empresas de tecnologia, logística e prestadores de serviço, além de representantes de vários países reconhecidamente importantes para o segmento de fundição, como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

Tópicos: