Construção Civil é um dos setores mais confiantes para retomada econômica em 2020

Um dos segmentos mais impactados por essa melhora é o de vidro plano, que aguarda bons resultados e tem evento dedicado a ele ainda esse ano

O setor de construção civil voltou, ligeiramente, a mostrar melhoras no último ano. De acordo com o estudo Investimentos na Indústria 2019-2020, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% das grandes empresas realizaram investimentos em 2019 e 64% delas estão satisfeitas com esse aporte. E, ainda de acordo com o mesmo estudo, 84% das grandes indústrias pretendem investir em 2020, maior número dos últimos seis anos.

Entre os objetivos dos planos de investimento estão a melhoria do processo produtivo (36%) e aumento da capacidade da linha de produtividade (23%). Outra pesquisa, também da CNI - Sondagem da Construção, mostra que o índice de confiança do empresário da indústria de construção chegou a 64,7 pontos em janeiro, maior valor dos últimos dez anos.

E entre as intenções de investimentos previstos para 2020, de acordo com a pesquisa, estão: compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto ou processo. E, como se sabe, o setor de construção é um dos maiores compradores de vidros planos no País.

De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), o último panorama do setor de vidros planos, que possui dados de 2018, mostrou aumento em dois pontos: volume produzido (1,9%) e faturamento (8%). Apesar de se igualar a resultados anteriores, os números mostram que o setor está retomando bons números que já obteve anteriormente. Das categorias de vidro plano, o temperado foi o destaque em 2018, sendo o principal produto entre os processados não automotivos, com mais da metade da produção nacional (53,9%). Na sequência vem o espelho com 28% e o laminado com 10,9%.