KRONES utiliza software da TDM para organizar dados de ferramentas

Software organiza dados em uma única base e disponíveis para diversas áreas

Fonte: TDM Systems - 24/09/07

A KRONES AG, fabricante de máquinas de empacotamento e enchimento, iniciou há seis meses, na sua matriz em Neutraubling (Alemanha), a por em prática um novo projeto de dados de ferramenta, com o auxílio de um software desenvolvido pela TDM Systems em Tübingen.

O software de gerenciamento de ferramentas TDM (Tool Data Management) faz com que os dados digitalizados das ferramentas se tornem disponíveis para as áreas de planejamento e produção.

A necessidade de utilizar este software surgiu quando se percebeu que o fluxo de ferramentas na área de produção só pode ser planejada precisamente se o fluxo de dados está sustentado em todos os pontos -  começando pelo planejamento do processo, indo para a programação NC, e estendendo-se diretamente para a máquina.

Na maioria dos projetos, se os dados das ferramentas e dos componentes não estiverem disponíveis eletronicamente, eles devem ser colocados manualmente. Isso freqüentemente chega a tomar uma hora inteira por ferramenta.

Agora a KRONES, utilizando uma das ferramentas software de alta performance da TDM, o TDM Gerador de Dados e Gráficos, poupou este processo. Em pouco tempo, os dados das ferramentas da empresa foram colocados na base de dados.

Maximilian Kraxner, diretor da CAM Technologies na KRONES em Neutraubling, diz com entusiasmo: “O TDM Gerador de Dados e Gráficos possibilitou-nos arquivar mais de 2450 componentes na nossa base de dados em somente seis semanas”.
 
Foi necessário um curto período de tempo para que o acesso conjunto às informações na central de base de dados do TDM (incluindo dados 3D) fosse aberto às áreas de Programação NC e Planejamento de Processo.

“A integração eletrônica de dados de ferramenta dos catálogos de fabricantes nos salvou 70% do tempo normalmente necessário para a entrada dos dados. Não há dúvidas de que o TDM Gerador de Dados e Gráficos foi essencial”, acredita Maximillian Kraxner. “As razões são claras: o Gerador é rápido e fácil de ser operado, ele entrega dados corretos, e o melhor de tudo é que ele oferece imagens e gráficos 3D em vários formatos”.