Concurso divulga tecnologias para fabricação de moldes e matrizes

Fonte: CIMM - 24/09/07

O Departamento de Pesquisa da SOCIESC lança o concurso Programador CAM com o objetivo de proporcionar discussões técnicas sobre tecnologias e processos utilizados na fabricação de moldes e matrizes. Profissionais que trabalham com a programação CNC e softwares CAD/CAM para a fabricação de moldes e matrizes além de estudantes de graduação, pós-graduação ou alunos de cursos técnicos estão convidados a participar do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui até o dia 18 de outubro. Após a inscrição, o candidato receberá as informações sobre a geometria representativa (CAD 3D) a ser fabricada e trabalhará na elaboração de um plano de trabalho para desenvolve-la. Uma cópia do plano e a justificativa dos processos escolhidos, de no máximo 15 folhas, deverão ser enviadas ao concurso.

Uma banca julgadora avaliará os planos de trabalhos e elegerá a melhor proposta, levando em conta aspectos como tempo de usinagem, qualidade superficial etc.

O concurso visa contribuir com o desenvolvimento deste segmento industrial e demais indústrias relacionadas. “Queremos motivar empresas e usuários à disseminarem e divulgarem o conhecimento desta área. Notamos que há enormes diferenças entre as empresas quanto ao custo, qualidade e prazo de entrega por exemplo. Essa é uma realidade mundial deste segmento”, esclarece Adriano Fagali de Souza, coordenador do concurso.

Uma das características do concurso que o torna especial é que além de ter uma abrangência nacional também se estande a participantes de língua latina. “Até agora temos cerca de 50 inscritos e entre eles há pessoas de origem espanhola e da Costa Rica”, lembra Adriano. Instituições da América Latina, Portugal e Espanha receberão a divulgação do evento.

O vencedor será premiado com um troféu e prêmio de R$4 mil. O trabalho deverá ser apresentado pelo autor no Seminário “Desenvolvimento da Manufatura de Moldes e Matrizes”, que será realizado na SOCIESC, em Joinville, no dia 19 de novembro.

Este evento é realizado pelo Departamento de Pesquisa da SOCIESC, contando com o apoio do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Associação Comercial e Industrial de Joinville – ACIJ, além de outras instituições e entidades como a ABIMAQ, o Instituto Fábrica do Milênio e AJORPEME.
 
Mais inofrmações: http://www.sociesc.org.br/programadorcam2007