MWM Internacional se prepara para produzir o Big Bore

Fonte: Maxpress - 21/09/07
   
Empresa realiza mudanças em sua planta de São Paulo para modernização da linha de montagem dos motores Sprint e início da usinagem dos blocos de 11 e 13 litros.

A MWM Internacional Motores, líder no desenvolvimento de motores diesel no Mercosul está realizando mudanças em sua planta de Santo Amaro - SP para iniciar a usinagem dos blocos do propulsor Big Bore MaxxForce 11 e 13.

A empresa transferiu e modernizou a linha de montagem do motor Sprint para um novo prédio, assim criou espaço para a produção dos blocos Big Bore. De acordo com Rubens Marquezini, diretor de Manufatura da empresa, todo o processo foi planejado com antecedência para que as mudanças não prejudicassem o fornecimento de motores. "Implementamos um novo conceito de abastecimento, manufatura e logística para a linha", explicou o diretor.

A MWM Internacional passará a atuar com abastecimento da linha através de kits compostos por todos os itens específicos de cada modelo de propulsor, o que otimiza o tempo e oferece melhorias no espaço. "As peças estocadas ficarão na mesma seqüência da linha de produção, já que, 51% dos componentes usados são exclusivos de cada aplicação", afirma Marquezini.

As mudanças estão ligadas ao processo de modernização que a empresa deseja implantar na linha montagem, no uso de poka yokes, e no layout do almoxarifado, além da customização do SAGA.

O SAGA é uma ferramenta de WMS (Warehouse Management System) que opera integrada ao SAP, possibilitando o controle de toda a movimentação, estocagem, abastecimento e a rastreabilidade de itens produtivos e motores. Além de possibilitar maior agilidade nos processos de abastecimento da linha em geral, o SAGA proporciona uma operação mais confiável e eficiente.

O prédio onde a linha do Sprint vai funcionar abrigava os motores de aplicações especiais para exportação, que atualmente estão em um armazém alfandegado próximo da planta, agilizando assim o processo de embarque.

Sobre o Big Bore MaxxForce

Em junho de 2007 a MWM Internacional Motores ganhou a concorrência para realizar a usinagem dos blocos Big Bore MaxxForce 11 e 13 na sua fábrica de Santo Amaro. Os blocos usinados serão remetidos da América do Sul para a nova fábrica de motores da International em Huntsville, Alabama, onde os motores Big Bore MaxxForce serão montados.

Tópicos: