Petrobras investe na tecnologia de produção de H-BIO

Até o final do ano a meta é 270 mil m3 de óleo vegetal na produção do diesel

Fonte: Maxpress - 21/09/07
   
Com a intenção de tornar-se uma empresa global na comercialização e logística de biocombustíveis, a Petrobras planeja aumentar produção de H-Bio - processo destinado a produzir óleo diesel nas refinarias convencionais com participação de óleos vegetais. A meta da empresa é, no final de 2007, alcançar uma capacidade de processamento de cerca de 270 mil m3 por ano de óleo vegetal na produção do diesel.

Segundo informações da Petrobras, a meta deverá ser crescente, pois a companhia investe para adaptar mais refinarias capazes de utilizar o processo H-Bio na produção do óleo diesel. A efetivação de sua capacidade de processamento do óleo vegetal na produção de diesel dependerá, entretanto, do custo de aquisição do óleo vegetal.

Segundo Paulo Del Caro Canabrava, da área de Comercialização de Álcool e Oxigenados da Petrobras, o H-Bio é uma opção que veio para complementar o uso do biodiesel, evitando sua importação. "O aumento da demanda por biocombustíveis levou a empresa a pesquisar alternativas para que o produtor tenha flexibilidade no momento da comercialização", explica.

No negócio de etanol, a perspectiva da companhia é ampliar sua participação com a produção do combustível para exportação, atingindo a meta de 500 mil m3 do produto exportado em 2008.