WEG (WEGE3) anuncia a aquisição de fábrica em Minas Gerais

A WEG (WEGE3) informou nessa quinta-feira (16) que firmou com a companhia Transformadores e Serviços de Energia das Américas S.A. (TSEA) um acordo para a aquisição de suas fábricas de transformadores. O valor da operação não foi divulgado.

Situada Betim (MG) e construída em 2013, a fábrica tem 32.500 metros quadrados de área construída e equipamentos e instalações considerados de última geração.

A unidade tem uma equipe de 250 funcionários e é especializada na fabricação de transformadores de força, reatores shunt e autotransformadores de forçca, com classe de tensão até 800kV e potência até 500MVA.

No comunicado oficial, a WEG informa que a transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições e aprovação pelas autoridades de proteção à concorrência (CADE).

Posição privilegiada

Segundo o diretor superintendente da unidade Transmissão & Distribuição da WEG, Carlos Diether Prinz, “a aquisição da fábrica de Betim deixa a WEG em uma posição privilegiada para atender os importantes investimentos em infraestrutura que devem ocorrer nas Américas nos próximos anos”.

A WEG foi fundada em 1961. Tem sede na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 1980, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

Hoje, é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital, com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas.


Continua depois da publicidade


Atende diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração e outros. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil funcionários distribuídos pelo mundo.

Em 2018, a WEG atingiu faturamento líquido de R$ 11,970 bilhões. Cerca de 58% desse faturamento foi proveniente das vendas realizados fora do Brasil.