China constrói primeira estação de satélite quântica móvel do mundo

Dois bancos estatais chineses já estão usando o sistema de criptografia quântica via satélite.

Dois bancos estatais chineses já estão usando o sistema de criptografia quântica via satélite.

Criptografia quântica

A primeira estação terrestre portátil do mundo, capaz de enviar e receber comunicações quânticas seguras, já está em funcionamento. A estação se conectou com sucesso ao satélite espacial quântico Mozi, outro "primeiro do mundo", que foi lançado em agosto de 2016.

A equipe do professor Ji-Gang Ren, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China em Hefei, usou a estação móvel para enviar uma transmissão segura de dados a partir de Jinan, no nordeste da China.

Ao contrário da estação terrestre usada quando o Mozi foi lançado, que pesa mais de 10 toneladas, esta estação móvel pesa cerca de 80 kg e é pequena o suficiente para ser instalada no teto de um carro.

A redução significativa de massa e volume da estação foi possível com uma ligeira redução na potência de transmissão. A estação terrestre móvel transmite dados a uma taxa entre 4.000 e 10.000 bits por segundo, em comparação com uma taxa de cerca de 40.000 bits por segundo das estações maiores, comparou Ren.

Esquema do primeiro satélite de comunicações quânticas, o Mozi.

Chaves quânticas

A equipe usou a estação terrestre móvel para realizar a distribuição de chaves quânticas, uma forma de comunicação segura baseada na transmissão de partículas de luz, os fótons. Essa técnica permite que duas partes compartilhem uma chave secreta usada para criptografar e descriptografar informações - além de ser virtualmente impossível quebrar sua segurança, o mero fato de tentar espionar a chave é acusado pelo sistema.


Continua depois da publicidade


Uma chave foi transmitida via Mozi entre a estação terrestre móvel em Jinan e uma estação fixa em Xangai.

Segundo o pesquisador, a construção de uma estação terrestre quântica móvel foi exigida pelos usuários do sistema, como o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

O ICBC e o Banco Popular da China já estão usando a distribuição de chaves quânticas por satélite entre cidades distantes, como Pequim no nordeste da China e Ürümqi no extremo noroeste.

A equipe anunciou também que planeja lançar um nanossatélite quântico nos próximos dois anos, voltado para clientes comerciais. "Queremos que mais e mais usuários usem chaves quânticas para proteger suas informações importantes," disse Ren.