ZF apresenta sistema de direção autônoma por menos de US$ 1 mil

coASSIST já tem primeiro contrato de fornecimento e vai equipar veículos na Ásia

A ZF apresenta o protótipo de seu novo sistema de direção autônoma coASSIST, que segundo a fabricante será o mais acessível do mercado, com preço abaixo de US$ 1 mil. Com funções avançadas de segurança autônoma de nível 2+, o sistema já possui seu primeiro contrato de fornecimento e até o fim deste ano começa a ser produzido para equipar veículos de uma montadora na Ásia.

O coASSIST consiste em um conjunto modular de hardware e software nível2+, ambos fornecidos pela ZF, que vê nos chamados sistemas de direção semiautônomos de nível 2+ como uma abordagem viável para ajudar a aumentar a segurança e o conforto dos carros de passeio. Ele combina um conjunto avançado de sensores, incluindo câmeras e radares, com uma unidade de controle central, e por meio disso são ativadas funções como controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência na mudança de faixa, e suporte a trânsito intenso.

“Na ZF, acreditamos que os sistemas nível2+ que atendam a protocolos avançados de teste de segurança e ajudem a aliviar o estresse na tarefa de dirigir serão o principal condutor de carros de passeio em um futuro próximo e fornecerão uma plataforma para ajudar a identificar e, em seguida, testar e validar cenários globais incomuns de estradas”, avalia o vice-presidente executivo da divisão de eletrônicos e ADAS da ZF, Christophe Marnat.

O executivo reforça a importância de tornar esses sistemas acessíveis a fim de permitir sua maior inserção no mercado, além de ajudar consumidores finais a se adaptarem a funções semiautônomas mais rapidamente.

Marnat acrescenta que após o lançamento do coASSIST neste ano, a gama completa de sistemas nível2+ da ZF estará disponível para o mercado em até três anos.