Gerdau Ameristeel conclui aquisição da Chaparral

Fonte: Assessoria de Imprensa Gerdau - 20/09/2007

A Gerdau Ameristeel Corporation (NYSE: GNA; TSX: GNA) anunciou na semana passada a conclusão da aquisição da Chaparral Steel Company, ampliando seu portfolio de produtos com todos os tipos e tamanhos de aços estruturais. Os acionistas da Chaparral aprovaram a aquisição em Assembléia extraordinária realizada dia 12 de setembro de 2007.

No dia 10 de julho de 2007, a Gerdau Ameristeel anunciou que havia chegado a um acordo para a aquisição da Chaparral Steel, segunda maior produtora de aços estruturais na América do Norte. A Chaparral opera duas mini mills localizadas em Midlothian, Texas, e Dinwiddie County, Virgínia. A empresa conta com aproximadamente 1.400 colaboradores e uma capacidade instalada de 2,8 milhões de toneladas curtas anuais. A combinação das duas empresas forma agora a segunda maior produtora de aços estruturais na América do Norte.

"Hoje é um dia muito especial na história de nossa empresa. A aquisição solidifica nossa posição como uma das maiores produtoras de aço na nossa região com participação importante no segmento de aços estruturais adicionalmente aos vergalhões, barras e perfis", comentou Mario Longhi, presidente e CEO da Gerdau Ameristeel. "Estamos empolgados por poder fornecer aos nossos clientes a maior gama de produtos de aços longos produzidos em mini-mills".

"A conclusão desta aquisição confirma nossa estratégia de ser um dos consolidadores da indústria siderúrgica mundial", afirmou Andre Gerdau Johannpeter, Presidente e CEO do Grupo Gerdau. "Estamos confiantes de que o crescimento de nossas operações na América do Norte adicionará valor e trará benefícios para os nossos acionistas, clientes, colaboradores e para as comunidades onde temos operações".

A aquisição da Chaparral Steel Company pela Gerdau Ameristeel está sendo financiada, em parte, por um Bridge Loan Facility de US$ 1.150.000,00 e um Term Loan Facility de US$ 2.750.000,00, que foram concedidas por duas operações sindicalizadas internacionais de Bancos, liderados pelo ABN AMRO Bank N.V., HSBC e JP Morgan Securities, Inc. Subsidiárias da Gerdau Ameristeel são as tomadoras dos dois empréstimos.

O Bridge Loan Facility tem prazo de 90 dias a partir da data do fechamento (com a opção de uma prorrogação por mais 90 dias) e o Term Loan Facility tem tranches com vencimentos em 5 e 6 anos a partir da data de fechamento da operação. A Gerdau S.A. e algumas de suas empresas subsidiárias serão as garantidoras das obrigações das tomadoras dos recursos das duas operações de crédito. O Bridge Loan Facility e o Term Loan Facility não têm garantia de ativos da Gerdau Ameristeel ou de suas subsidiárias.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui aproximadamente 35 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 22,2 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 100 anos de história, tomou o caminho do crescimento internacional alinhado ao processo de consolidação da siderurgia.

As empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAL4 e GOAL3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Gerdau Ameristeel

A Gerdau Ameristeel é a segunda maior produtora de aço no segmento de mini mills na América do Norte, com capacidade instalada anual de aproximadamente 12 milhões de toneladas de produtos acabados. Por meio de uma rede verticalmente integrada por 19 mini-mills (incluindo uma joint venture), 19 unidades de coleta e processamento de sucata e 53 unidades de transformação, a Gerdau Ameristeel atende clientes em toda a América do Norte. Seus produtos são comercializados para centros de serviço, fabricantes de produtos de aço ou diretamente para fabricantes de equipamentos originais para uso em uma variedade de indústrias, incluindo construção civil, torres de telefonia e de transmissão elétrica, setor automotivo, mineração e equipamentos para manufatura. As ações da Gerdau Ameristeel são negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque e de Toronto, sob o símbolo GNA.
A Gerdau S.A. possui 67% da Gerdau Ameristeel.

Mais informações sobre a Gerdau clique aqui