O mais novo macho para aplicações específicas da linha Shark oferece muita segurança

A Dormer Pramet expandiu sua linha de machos da linha Shark com um novo modelo para aços altamente resistentes e ligas termo resistentes.

Disponíveis nas geometrias com ponta helicoidal (E334) para rosqueamento de furos passantes e com canal helicoidal (E335) para furos cegos, os novos machos oferecem alto desempenho e segurança do processo em materiais endurecidos e em materiais temperados abaixo de 45 HRC. 

linha shark
linha shark

Imediatamente identificáveis através de um anel preto na haste, os novos machos incorporam uma geometria robusta que aumenta significativamente a força da aresta de corte e é compatível com uma produção de roscas de alta qualidade e livre de problemas. 

Além disso, as duas versões contam com revestimento TIAlN-Top e são fabricados com um exclusivo aço rápido sinterizado de alto desempenho, para maior dureza, vida útil e maior desempenho em temperaturas de operação mais elevadas.

Johan Bodin, gerente de produto para rosqueamento da Dormer Pramet, diz: “Com nossa linha Black Shark oferecemos aos clientes a oportunidade de usinar materiais de alta resistência e alto valor, com um alto grau de confiabilidade. 

“Imagine fazer o rosqueamento de uma peça cara nos estágios finais de um processo de usinagem complexo e a ferramenta quebra ou pior, a rosca produzida está fora da tolerância. Nossos machos da linha Black Shark oferecem ao usuário a segurança de processo necessária para garantir que isso não aconteça. Esse lançamento fortalece ainda mais a posição da linha Shark como um dos programas globais líderes em machos de alto desempenho HSS E PM.” 

geometrias com ponta helicoidal (E334)
geometrias com ponta helicoidal (E334) 

O macho de ponta helicoidal E334 oferece rosqueamento de furo passante de até 2.5xD com um baixo ângulo de saída para bom controle de cavaco e resistência da aresta. Com folga maior equilibrada no chanfro e folga menor nas roscas guia, o macho com canal helicoidal E335 é compatível com o rosqueamento de furo cego de até 1.5xD. 


Continua depois da publicidade


Cada macho no programa da linha Shark da Dormer Pramet conta com um anel colorido que identifica a aplicação do material e possibilita a seleção rápida e fácil da ferramenta. Outros tipos de material nessa linha têm um anel vermelho para aços-liga, amarelo para estrutural, carbono e aços baixa-liga, azul para aço inoxidável, verde para alumínio e branco para ferro fundido. 


Tópicos: