Interroll e Logstore entregam centro de reparos de celulares totalmente automatizado ao Grupo PLL no Brasil

Interroll e Logstore equipam o novo centro de reparos do Grupo PLL, o maior centro de serviços autorizados para aparelhos celulares e smartphones do Brasil.

A instalação em São Paulo, Brasil, é aderente ao conceito de Factory Repair Service, através do qual todas as etapas de reparo dos aparelhos são automatizadas, obedecendo ao ritmo de uma indústria de montagem de eletrônicos.  Um elemento-chave nesta solução de alta performance é a Plataforma de Transportadores Modulares (MCP, Modular Conveyor Platform) desenvolvida pela Interroll, que permite movimentar mais de 24 mil aparelhos/mês, com dois turnos de trabalho de 12 horas. Além disso, o design da planta automatizada possibilitará entrega de aparelhos consertados ao proprietário no mesmo dia, dentro da cidade de São Paulo.

Sistema minimalista de fácil manutenção com alta conectividade

A nova sede do Grupo PLL, localizada em Moema, na cidade de São Paulo, abriga um centro de reparos que oferece uma nova experiência e um novo padrão de alta qualidade em serviços ao consumidor, focado no tripé eficiência, tecnologia e ganho de escala. “Com nosso novo laboratório, quisemos impulsionar de forma significativa nossa performance evitando processos internos manuais e complexos. Nosso desafio era ter uma solução altamente avançada e única na América Latina”, afirma Lucas Linhares, sócio-diretor do Grupo PLL.

O projeto do novo centro de reparos tem como base o conceito industrial de Factory Repair Service e foi implantado pela Logstore, integrador de sistemas responsável pelo projeto. “O projeto foi cuidadosamente e holisticamente planejado, desde a arquitetura da mobília até os transportadores automatizados. Ganhou força ao receber atributos da Indústria 4.0 com a visão de transformar o varejo de serviços em Omnicanal através de soluções tecnológicas” acrescenta Helson Santos, gestor de Negócios da Logstore. “Embutimos os transportadores automáticos na mobília, tornando todo o sistema minimalista. Com as tecnologias empregadas, trouxemos o real conceito de Indústria 4.0, onde tudo está conectado, tem alta eficiência energética e pode ser facilmente remodelado ou expandido, sem a necessidade de substituir os transportadores existentes, fazendo deste um projeto sustentável”.


Continua depois da publicidade


Baixo nível de ruído e de consumo de energia com 24V RollerDrive

“Para integrar-se perfeitamente ao conceito por trás da solução para a PLL, a Interroll customizou as esteiras dos transportadores para uma largura de 50 cm para que possam circular futuramente notebooks e drones”, diz Marcos Gaio, diretor da Interroll no Brasil. “Também equipamos o sistema com a tecnologia dos roletes motorizados 24V (24V RollerDrive), para obter baixos níveis de ruído e de consumo de energia, fazendo uma união entre eficiência e sustentabilidade do sistema para o laboratório de reparos de 300m2”.

Além dos roletes automatizados 24V (24V RollerDrive), o Modular Conveyor Platform da Interroll está equipado com controle ZPA (onde não há acúmulo de caixas), sistema de leitura de códigos de barras por imagem e módulo basculante elétrico de 24 Volts de alta performance (HPDs). O novo sistema foi projetado para suportar uma capacidade de movimentação mensal de mais de 24 mil aparelhos celulares, em dois turnos de trabalho. Todo o sistema é gerenciado a partir de um software desenvolvido pela Logstore, que realiza a movimentação automática de celulares entre as células de reparo, obedecendo ao conceito de Factory Repair Services.

“Sem o Modular Conveyor Platform neste espaço de 300 m2 nós dificilmente conseguiríamos reparar 15 mil unidades/ mês e precisaríamos de muitos funcionários para as diversas etapas do processo produtivo. Estamos na vanguarda do conceito e na vanguarda da tecnologia, com apoio total da Interroll e da Logstore”, encerra Lucas Linhares, do Grupo PLL.