Setor da construção conhece soluções integradas para a indústria

Membros da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC) de oito estados e mais o Distrito Federal conheceram na sexta-feira (18), no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), as instalações, os projetos e as soluções integradas desenvolvidas pelo ecossistema de inovação do Estado de Santa Catarina para a indústria, que é formado pelo Instituto da Indústria Robson Braga de Andrade, Instituto de Inovação do Senai e Centro Sesi de Inovação em Tecnologia para Saúde, além do LabFaber.

Os temas tratados na Visita Técnica da Missão da Indústria da Construção, realizada pela CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), têm interface com o Projeto 9 CBIC – Sesi de ‘Realização/participação de/em eventos para discutir e disseminar a importância da Segurança e Saúde no Trabalho para o setor e/ou o aprimoramento das relações de trabalho na indústria da construção’. Também participaram os membros da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

“Encerramos a nossa Visita Técnica conhecendo os projetos que são desenvolvidos em Santa Catarina em relação à saúde e segurança do trabalhador e que podem ser úteis para ajudar o desenvolvimento do setor da construção civil”, destaca o vice-presidente da área de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“Pudemos demonstrar para a sociedade e o setor da construção o quanto é importante participarmos do “Sistema S” e o quanto ele pode agregar qualidade tanto à produção quanto à saúde do nosso trabalhador. Tenho certeza de que quando retornarem, os membros da CPRT vão levar para seus estados o que estamos produzindo em Santa Catarina, tanto na área de tecnologia e inovação quanto para a segurança do trabalhador”, reforça o vice-presidente da Região Sul da CBIC, Marco Antonio Corsini.


Continua depois da publicidade


Aos membros da missão foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos pelo Sesi e o Senai catarinense.

O sistema inteligente de monitoramento de barragens, em desenvolvimento pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados em parceria com a empresa Dona Francisca Energética. A solução automatiza o gerenciamento da operação e manutenção de barragens, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões.

A Plataforma Tecnológica para Promoção de Ambiente de Trabalho e Comportamentos Seguros na Indústria da Construção Civil (SEIF), ganhadora da última edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, monitora riscos e a gestão de informações em SST, além de auxiliar no planejamento, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. As informações de Segurança do Trabalho da empresa e de seus trabalhadores são armazenadas no sistema, que se encarrega de realizar a gestão e emitir alertas sempre que ações de correção e aprimoramento são necessários. A plataforma pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes.

O projeto do nanossatélite, primeiro satélite da indústria nacional, está sendo desenvolvido pelo Senai em parceria com a empresa Visiona. O satélite terá dimensões, em centímetros, de 10 x 20 x 30 e dará voltas ao redor da Terra. A tecnologia permite o avanço no mapeamento e monitoramento de áreas de produção agrícola e pecuária, além de áreas de conservação e ecossistemas ambientais.


Tópicos: