Fábrica chinesa investe R$ 30 milhões em expansão em Porto Alegre

Uma fábrica de capital chinês está investindo R$ 30 milhões em seu parque industrial que já opera em Porto Alegre. A Suntex Brasil já aplicou parte dos recursos na compra de equipamentos para a linha de produção de laminados sintéticos de poliuretano, material alternativo ao couro, e na ampliação da estrutura física. A produção da empresa focada em laminados planos e tubulares de material plástico começou em julho em área alugada na zona norte da Capital. 

Com a ampliação da capacidade, projetada para entrar em operação em 2020, serão gerados 30 novos empregos a partir do próximo ano para atuação em um turno. O quadro de pessoal passará dos atuais 50 para 80 empregados brasileiros. Outros 17 profissionais terceirizados chineses que estão na unidades para auxiliar no treinamento das equipes. Diogo Yan, representante da Suntex, diz que o futuro deve ser implantado segundo turno, o que dobrará o número de trabalhadores.  

Projeto aprovado pelo Escritório de Licenciamento da prefeitura autoriza a Suntex a ampliar em 31% a área útil das instalações, que originalmente eram de 11,6 mil metros quadrados. A sede da empresa, área com cerca de 40 mil metros quadrados, fica no 4º Distrito de Porto Alegre. Hoje o 4º Distrito soma mais de 8 mil empresas, de grandes indústrias até microcervejarias, informa a prefeitura.


Continua depois da publicidade


O CEO da Suntex Brasil, Alex Yan, que reside há 25 anos no Rio de Janeiro, abriu a empresa em 2016 para dar a largada ao projeto. Yan disse que pesou na escolha da localização a proximidade com o polo calçadista, setor que é um dos mercados da unidade, e a logística. A instalação de máquinas no pavilhão alugado em Porto Alegre começou em fevereiro de 2018. No mesmo local, haverá a ampliação. A produção já é feita desde julho deste ano.

Os produtos abastecem o mercado do Brasil e, no futuro, os planos é de exportar para outros países da América do Sul. A empresa fornece laminados sintéticos para indústrias de calçados, bolsas, móveis, acessórios de moda e componentes de veículos. 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou as instalações nesta terça-feira (15) para entregar as aprovações dos projetos da nova fase. Marchezan tem feito estas incursões em empreendimentos que projetam investimentos. "Com isso, a empresa está oficialmente liberada para concluir as obras de adequação e ampliação de seu parque fabril", informa, em nota, a administração municipal. Marchezan comentou, na nota, que a operação da Suntex estaria atraindo interesse de mais empreendedores chineses em investir na Capital.




Comentários