Thyssenkrupp lança novo modelo de elevador sem casa de máquinas

Fonte: Assessoria de Imprensa da Thyssenkrupp - 17/09/07

A ThyssenKrupp Elevadores desenvolveu um novo elevador sem casa de máquinas que reúne a mais avançada tecnologia aplicada em projetos de transporte vertical. Lançamento mundial da empresa, o synergy inova também ao incorporar a qualidade técnica dos melhores fornecedores do mundo.

"A concepção do projeto é toda baseada numa plataforma mundial onde os principais componentes do elevador foram escolhidos pela eficiência técnica, independente da origem de fabricação. O resultado é um projeto único em termos de controle tecnológico, que se adapta às necessidades e particularidades de cada mercado", afirma Fábio Speggiorin, gerente do Centro de Desenvolvimento de Produtos da ThyssenKrupp Elevadores.

As vantagens já presentes nos modelos sem casa de máquinas, como a economia de espaço e tempo na construção, são maximizadas no projeto do synergy a partir do desempenho da máquina Gearless, cujo rendimento é superior devido ao motor com ímãs permanentes que aumentam a eficiência do elevador.

Mais compacta e leve (em média pesa 180 quilos), a máquina opera silenciosamente, ampliando o conforto dos passageiros durante o movimento do elevador. Isso é decorrente do inversor desenvolvido para o synergy que controla com precisão o movimento do elevador, melhora a qualidade de força do sistema e propicia um deslocamento suave. Sem engrenagem, a Gearless também é ecologicamente correta, pois dispensa o uso de óleo de lubrificação e, conseqüentemente, não polui o meio ambiente.

Outro aspecto inovador do synergy é o dimensionamento mais compacto do poço do elevador. Esta mudança é decorrente do design de alguns componentes que ficaram menores, reduzindo o espaço antes ocupado acima da cabina. Localizado dentro do poço do elevador, o regulador desenvolvido para o synergy, atende essas características. Além da redução de espaço, a modularidade dos componentes também alivia o peso sobre a cabina, melhorando o rendimento do elevador com redução no consumo de energia.

A cabina do synergy também acompanha essa tendência. É mais leve, pois não necessita de estrutura metálica para alçar os cabos de aço que passam por baixo dos painéis. A disposição especial dos cabos com suspensão inferior através de polias também minimiza as vibrações e o ruído dentro da cabina, além de aumentar a vida útil do cabo.

Sem a casa de máquinas, o quadro de comando do elevador é instalado no último andar do edifício ao lado da cabina, permitindo desta forma, livre e fácil acesso dos técnicos de manutenção. Na parte superior da cabina, a área para a manutenção também é livre de obstáculos para a realização de diagnósticos sobre o desempenho do equipamento. E, na falta de energia, o técnico libera o freio automaticamente para movimentar a cabina através de um sistema no-break, evitando o resgate manual de passageiros quando as cargas estiverem desbalanceadas, ou seja, diferente de 50% da carga nominal da cabina.

Sendo um projeto mundial, o synergy foi desenvolvido para atender as necessidades de cada mercado. No Brasil, a ThyssenKrupp Elevadores disponibiliza aos seus clientes acabamentos personalizados a partir das grifes de cabinas Amazon e Export. O modelo comercializado no mercado brasileiro atende projetos de obras novas ou de modernização que necessitem de elevadores com capacidade para até oito pessoas. Em breve, a empresa passará a especificar também os modelos para seis e 14 passageiros.

Alguns projetos pilotos com o synergy já estão em pleno funcionamento no Brasil. Um deles, no edifício sede do Grupo Randon em Caxias do Sul/RS e outro no edifício residencial Acervo Alto de Pinheiros em São Paulo, obra da construtora Klabin Segall. No mundo, o Synergy encontra-se em operação em obras localizadas na Alemanha, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA e França.

Para mais informações sobre a empresa acesse:
www.thyssenkruppelevadores.com.br