WEG fornece estações de recarga para maior rede pública de recarga de veículos elétricos do Brasil

Previstas para entrar em operação escalonada até dezembro deste ano, as estações ficarão espalhadas pela cidade e poderão ser usadas para recarregar qualquer carro elétrico.

A WEG anuncia fornecimento de estações de recarga para veículos elétricos para o projeto VEM DF (Veículos para Mobilidade), desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O fornecimento contempla 35 estações de recarga semirrápidas, modelo WEMOB Parking, voltadas para uso externo, para aplicações públicas ou comerciais, que serão instaladas em Brasília. O grande diferencial é que cada estação possui a capacidade de recarregar dois veículos elétricos, o que permitirá a recarga de 70 veículos elétricos. Cada ponto de recarga disponibiliza 22kW. As estações de recarga WEMOB possuem um sistema de comunicação completo que permitirá o gerenciamento da rede para integrar a iniciativa que está sendo desenvolvida junto ao Governo do Distrito Federal para o compartilhamento de 16 veículos elétricos modelo Renault Twizy.

Previstas para entrar em operação de forma escalonada até dezembro deste ano, as estações ficarão espalhadas pela cidade e, além, de abastecerem a frota destinada aos servidores públicos distritais, poderão ser usadas para recarregar qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A iniciativa visa incentivar o uso desse tipo de veículo pela população em geral.

Em Brasília, o projeto é destinado aos servidores públicos distritais - definidos pelo governo do DF - e tem como um dos objetivos reduzir os custos com a manutenção e combustíveis da frota oficial. As estações de recarga e os veículos serão cedidos pela ABDI ao governo distrital em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Brasília tem vantagens para o uso de carros elétricos, tais como o relevo predominantemente plano, o que reduz o consumo de bateria e a temperatura favorável. O investimento da ABDI nos carros e nas estações é de R$ 2,3 milhões.


Continua depois da publicidade


Para a WEG, tradicional fornecedora de sistemas de tração elétrica para ônibus, caminhões, trólebus, trens, navios e embarcações, a construção de redes de estações de recarga é de fundamental importância. “Os veículos elétricos são uma tendência mundial, e ter estações de recarga adequadas para todas as necessidades será indispensável nesse novo cenário. Estamos ampliando nosso portfólio de soluções para este segmento e nos preparando para atender as principais necessidades da mobilidade elétrica”, enfatiza Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Desenvolvida especialmente para atender as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança que os usuários de veículos elétricos necessitam, a linha de Estações de Recarga WEMOB – WEG Electric Mobility, está disponível em três diferentes modelos: Wall, projetada para residências e condomínios e com instalação em parede, Parking, desenvolvida especialmente para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados, como shoppings e praças, e Station, voltada para postos de recarga rápida.

A linha WEMOB está disponível para recarga lenta, semirrápida e rápida, com potências de 7,4 a 150 kW.