Stratasys lança impressora 3D Digital Anatomy, trazendo simulação ultrarrealista para modelos anatômicos funcionais

O uso de cadáveres ou animais para treinamento médico e preparo cirúrgico pode estar com os dias contados

A líder em impressão 3D Stratasys (NASDAQ: SSYS) está ampliando ainda mais seu compromisso com o setor médico com a nova impressora 3D J750 ™ Digital Anatomy ™. Desenvolvida para reproduzir a sensação, a capacidade de resposta e a biomecânica da anatomia humana em modelos médicos, o sistema melhora a preparação cirúrgica e o treinamento, ao mesmo tempo em que ajuda a trazer para o mercado novos dispositivos médicos de forma rápida.

Atualmente, os médicos têm como opções para treinamento ou preparo pré-cirurgia cadáveres, animais, modelos tradicionais ou de realidade virtual, todos com limitações significativas. Diferente dos modelos animais, que somente se aproximam da anatomia humana e que podem gerar preocupações éticas, ou dos modelos de cadáveres, os quais não oferecem as mesmas condições de tecido vivo e precisam de um ambiente controlado, a impressora 3D Digital Anatomy recria a resposta real do tecido e pode ser usada em qualquer lugar, sem a necessidade de instalações específicas. Ela também permite que os usuários se concentrem em patologias específicas.


Continua depois da publicidade


"Acreditamos no potencial da impressão 3D para fornecer melhores serviços de saúde, e a impressora 3D Digital Anatomy é um grande avanço", afirma Eyal Miller, Head da Unidade de Negócios de Serviços de Saúde da Stratasys. "Estamos oferecendo aos cirurgiões um ambiente de treinamento mais realista e sem riscos. Os fabricantes de dispositivos médicos poderão melhorar a forma como lançam produtos no mercado, realizando a verificação de projetos, validações, estudos de usabilidade e análise de falhas nos novos modelos."

A nova impressora 3D já foi testada em várias organizações. O Jacobs Institute, um centro de inovação médica com sede em Buffalo, Nova York, focado em acelerar o desenvolvimento de dispositivos na medicina vascular, está testando a impressora 3D Digital Anatomy para recriar importantes componentes vasculares para testes e treinamentos avançados. "A impressão 3D tem sido ótima para reproduzir a anatomia específica do paciente em comparação com cadáveres ou com modelos animais. No entanto, a última fronteira para o realismo do modelo de órgão tem sido a sensação de tecido vivo e o realismo biomecânico", diz Adnan Siddiqui, Diretor Médico do Jacobs Institute. "Isso é exatamente o que a impressora 3D Digital Anatomy fornece. Acreditamos que esses modelos proporcionam a melhor oportunidade para reproduzir as condições fisiológicas humanas, com a finalidade de simular situações clínicas reais e estudar novos dispositivos para determinar sua eficácia antes de apresentá-los aos pacientes."

Além da impressora 3D, a Stratasys também está lançando três novos materiais: TissueMatrix™, GelMatrix™ e BoneMatrix™, usados para criar aplicações de impressão 3D cardíacas, vasculares e ortopédicas. Também será lançada uma lavadora que remove material de suporte de vasos sanguíneos impressos em 3D.

A nova impressora 3D da Stratasys deve ser usada principalmente por empresas de dispositivos médicos que precisam de novas formas para impulsionar a adoção mais rápida de tecnologias e procedimentos, além de centros médicos acadêmicos, que estão sob crescente pressão para realizar treinamentos fora da sala de operações, com o objetivo de minimizar os riscos para os pacientes. A solução também ajudará a mudar as condições de treinamento cirúrgico baseado no tempo por uma avaliação baseada na proficiência.

A impressora 3D J750 Digital Anatomy foi criada com os investimentos da Stratasys e o crescente sucesso no mercado de serviços de saúde, tanto entre médicos quanto entre fabricantes de dispositivos. Em novembro passado, as impressoras 3D J750 e J735, e a Object30 Prime, foram validadas para uso pela Materialize, parceira da Stratasys, juntamente com o software Materialize Mimics inPrint, certificado pela FDA, para a criação de modelos anatômicos usados no atendimento ao paciente. A empresa está trabalhando em conjunto com a Veterans Health Administration (Departamento de Assuntos Médicos de Veteranos, organização governamental dos Estados Unidos que trata da assistência médica de veteranos de guerra) na aplicação das tecnologias FDM® e PolyJet em vários ambientes de assistência médica, incluindo uma aplicação de reconstrução de mandíbula que reduziu o tempo cirúrgico entre 80 e 100 minutos. O Hospital Universitário de Bordeaux, na França, recentemente usou a J750 da Stratasys para imprimir em 3D modelos transparentes e realistas dos rins de pacientes para casos complexos de remoção de tumores.

Para obter mais informações sobre a nova impressora 3D J750 Digital Anatomy e saber como a impressão 3D está transformando os serviços de saúde, acesse https://www.stratasys.com/3d-printers/j735-j750.

 

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.




Comentários