Air Liquide anuncia acordo com a Oxiteno para construir uma Unidade de Liquefação de CO2

Empresa vai construir e operar uma nova planta que irá capturar o dióxido de carbono bruto da Oxiteno, purificá-lo e liquefazê-lo para uso em diferentes processos industriais e medicinais.

A Air Liquide Brasil, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e a saúde, assinou um contrato com a Oxiteno, empresa química multinacional, para construir uma planta de liquefação de dióxido de carbono (CO2) no Polo Petroquímico de Capuava, em Santo André (SP). A nova unidade da Air Liquide aumentará sua capacidade de produção de CO2 em aproximadamente 20% e deverá entrar em operação em meados de 2020.
 
A capacidade adicional da unidade deve expandir a oferta para atender o mercado consumidor de dióxido de carbono. A planta de liquefação que será construída pela Air Liquide Brasil irá capturar o CO2 das operações industriais da Oxiteno, purificá-lo e liquefazê-lo, para que fique disponível na forma líquida para reutilização em outros produtos e processos, para uma variedade de indústrias de consumo (CCU - Captura de Carbono e uso). Este produto atenderá aos mais rigorosos padrões de qualidade para uso no setor alimentício -- Food Grade.
 
Alexandre Bassaneze, Diretor Geral da Air Liquide Brasil, afirma: “Temos o prazer de apoiar as crescentes necessidades de mercado da indústria, no polo de Capuava, e demonstrar ainda mais nossa tecnologia na captura, liquefação e redirecionamento de CO2, reduzindo assim as emissões para a atmosfera e reforçando o objetivo climático do Grupo”.
 

Sobre a Air Liquide Brasil

A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e soluções para a indústria e a saúde e também uma das 150 empresas mais inovadoras do país*, onde atua desde 1945. Empregamos aproximadamente 1.200 profissionais, presentes em mais de 73 localidades e que abastecem mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos da indústria para os hospitais e assistências médico-domiciliares, atendendo às crescentes demandas e necessidades do país em um compromisso sustentável e de longo prazo. Em 2018, a receita da região das Américas foi de € 8 bilhões e correspondeu a 40% do faturamento total de Gás e Serviços do Grupo.

*Conforme constatado pelo ranking "Valor Inovação Brasil"
 
 

Sobre a Air Liquide

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 66.000 empregados e atende mais de 3,6 milhões de clientes e pacientes*. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.
 
A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e contribuir para a sustentabilidade. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de suas pessoas, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos de interesse.
 
As receitas da Air Liquide somaram 21 bilhões de euros em 2018 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.