ABC Paulista fará testes com ônibus movido a hidrogênio

Fonte: Ecopress - 13/09/07

Até o final do ano, deverá entrar em teste nas ruas do ABC paulista o protótipo do ônibus movido a hidrogênio, projeto em desenvolvimento por um consórcio liderado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

O sistema de célula a combustível hidrogênio, que foi inspecionado e liberado pelos técnicos da EMTU e das empresas que compõem o consórcio para a construção do protótipo, foi encaminhado para Stutegard, Alemanha, para a conclusão da produção. O veículo está sendo construído pela empresa Tuttitransporti, de Caxias do Sul.

Inicialmente, como afirma José Ignácio Sequeira de Almeida, diretor presidente da EMTU/SP, o veículo rodará 300 quilômetros por dia, fora dos horários de pico. Caso os primeiros testes sejam bem sucedidos, o primeiro ônibus entrará em circulação normal no corredor metropolitano entre São Matheus e o Jabaquara, passando por mais quatro municípios do ABC, no decorrer de 2008. Em 2009, mais quatro veículos serão incorporados à frota de hidrogênio. Inácio calcula que o investimento inicial no projeto se situará em torno de US$ 6 milhões.

A EMTU estudava o projeto do ônibus a hidrogênio há mais de 10 anos e, com a crescente utilização desse tipo de combustível em outros países, decidiu colocá-lo em prática. "Vínhamos adiando esse passo para elaborar um protótipo capaz de atender todas as necessidades do transporte público para uma cidade como São Paulo e com custo baixo", afirma Márcio Schettino, gerente de desenvolvimento da EMTU. O ônibus tem 12 metros de comprimento, três portas, capacidade para 90 passageiros, ar-condicionado, piso baixo e tração elétrica híbrida (célula mais bateria).

Tópicos: