Ferramentas de alto QI otimizam a usinagem num mundo digital

Os fabricantes de ferramentas de corte não apenas melhorarão sua própria produção através da implementação de tecnologias avançadas, como também representarão um elo essencial em uma cadeia de informações industriais fornecendo dados para fábricas inteligentes e empresas de engenharia.

A digitalização da fabricação - um elemento-chave da Indústria 4.0 - está redefinindo os métodos de produção e a indústria metalúrgica está se dando conta desse fato, apesar de seu tradicionalismo característico. A indústria metalúrgica começa a se adaptar a esse novo ambiente construindo ou revisando sistemas para facilitar processos mais eficientes.

Novas demandas têm afetado e influenciado quase todos os elementos de um processo tecnológico: desde o planejamento e a comunicação (redes) até as máquinas e até mesmo as ferramentas de corte, que são sem dúvida o elemento mais conservador de um sistema de manufatura. Os fabricantes de ferramentas de corte precisam reagir de maneira apropriada e fornecer produtos conforme esses novos requisitos.

Há duas tendências emergentes na digitalização no campo da ferramenta de corte. A primeira delas é permitir que a ferramenta de corte se comunique com máquinas avançadas e sistemas cibernéticos de produção, informando qual seria o seu desgaste, expectativa de vida útil, tempo total de corte, etc.


Continua depois da publicidade


A segunda tendência refere-se às informações sobre a ferramenta que devem ser fornecidas pelo seu fabricante. Espera-se que os fabricantes forneçam dados sobre seus produtos, catálogos e guias já são há muito tempo parte integrante do próprio produto. O desafio agora é incluir informações digitais como um elemento essencial necessário de uma ferramenta de corte, o que garante a sua aplicação nas várias etapas de um processo de produção, começando com a fabricação virtual.

Um bom exemplo é a norma ISO 13399, que especifica a representação por computador e troca de dados sobre as ferramentas de corte e seus porta-ferramentas - um primeiro passo para tornar independente a plataforma de dados digitais. Somente as ferramentas especificadas digitalmente de acordo com esta norma serão utilizadas pelas fábricas inteligentes, tornando as fontes de dados digitalizadas amplas uma direção importante para os fabricantes das ferramentas; essa integração de dados formará uma parte inseparável de uma ferramenta de corte.

Os fabricantes de ferramentas de corte não apenas melhorarão sua própria produção através da implementação de tecnologias avançadas, como também representarão um elo essencial em uma cadeia de informações industriais fornecendo dados para fábricas inteligentes e empresas de engenharia.

A ISCAR reconhece como sendo de fundamental importância o desenvolvimento e a adoção de soluções digitalizadas para operações de usinagem. Alguns exemplos de produtos destinados a unificar os mundos material e virtual da fabricação inteligente são o MATRIX, um fornecedor automatizado de ferramentas, que é um elemento fundamental no chão de fábrica de uma fábrica inteligente e opções de montagens de ferramentas nos formatos 3D e 2D no catálogo eletrônico da ISCAR, E-CAT.

Montagem virtual

Além da opção já existente de montagem de ferramentas de fresamento, o E-CAT enriqueceu os seus recursos para a fabricação virtual através da introdução de opções de montagem para brocas e machos. Essa nova função permite a criação da representação gêmea de um conjunto de ferramenta de furação ou rosqueamento com base na norma ISO 13399.

E-CAT ISCAR

As montagens são acessíveis em arquivos 3D e 2D, que podem ser baixados do E-CAT no site da ISCAR e incorporados diretamente ao sistema CAM do usuário. Como resultado, várias simulações de operações de corte, verificação de colisão, busca de uma configuração ideal da ferramenta etc. podem ser realizadas. As simulações evitam ou diminuem significativamente os possíveis erros no chão de fábrica e ajudam a reduzir tempos e custos de fabricação.

Digitalização inteligente

Dados sobre dimensões, insertos, porta-ferramentas apropriados e dados de corte recomendados são acessíveis através do aplicativo móvel ISCAR 4.0Pro, desenvolvido para maximizar a utilização das ferramentas. O ISCAR 4.0Pro é um scanner de código de barras 2D inteligente do Matrix  que atua como uma porta de entrada digital para recursos avançados do ferramental de uma empresa, para que os clientes possam tomar melhores decisões em relação às seleções de ferramentas e aos dados técnicos de cada produto ISCAR. As informações dizem respeito à norma ISO 13399, a montagem do conjunto, condições de corte, classes dos insertos, peso, manuais do usuário e outros itens. Os dados são acessíveis através da leitura do código de barras 2D, Data Matrix, que aparece nas ferramentas e nas embalagens dos produtos Iscar

Aplicativo Iscar 4Pro

Um mundo de informações

Aplicativo ISCAR World

A ISCAR lançou recentemente o ISCAR WORLD, um aplicativo expandido que abrange todos os aplicativos on-line, interfaces e catálogos de produtos da ISCAR em um único espaço. O aplicativo fornece acesso instantâneo ao E-CAT, ISCAR 4.0 Pro, E-Commerce (um sistema de pedidos de ferramentas on-line), um canal de mídia, ISCAR Tool Advisor - um sistema especialista para seleção de ferramentas, dados técnicos, cálculos de usinagem, perguntas frequentes e além disso, permitindo aos usuários revisar, comparar, verificar e selecionar as soluções de ferramentas adequadas às suas necessidades. O aplicativo atualiza e expande constantemente seu estoque de conhecimento, coletando novos dados, abrindo uma porta virtual para um mundo inteiro de informações atualizadas.

A fabricação inteligente na era da Indústria 4.0 apresenta uma combinação de mundos real e virtual, com base em tecnologias de rede, para todos os elos da cadeia de fabricação, incluindo as ferramentas de corte. Os sistemas avançados de fabricação exigem que as ferramentas de corte “possuam” um mundo rico de dados relevantes - um alto QI - como condição necessária para incorporar a ferramenta em seus processos de usinagem inteligentes.




Comentários