Hyundai deve lançar patinete elétrico que se acopla em carros da marca

A febre dos patinetes está invadindo outros setores do mercado, mais precisamente, neste caso, o automotivo. A montadora coreana Hyundai planeja produzir um scooter elétrico próprio, que poderá ser acoplado em seus automóveis, tanto de sua marca-mãe, como da Kia. Não parece ser uma ideia muito prática em um primeiro momento, já que uma das ideias dos patinetes é, justamente, evitar que as pessoas usem carros, mas, mostra um movimento de expansão interessante da fabricante.

O protótipo de scooter da Hyundai, que ainda não possui autonomia revelada, atingirá velocidade máxima de 20km/h (o que já é de praxe em patinetes de outras marcas). O diferencial, no entanto, está na tração, que é traseira. O patinete será alimentado por uma bateria de íons de lítio e, quando  estiver acoplada a um veículo, ele recarregará automaticamente. Outras características interessantes incluem a adição de suspensão à roda dianteira, o que, certamente, trará ainda mais conforto ao usuário.

"Este é nosso patinete pessoal, acoplado no que pode ser apresentado em futuros veículos da Hyundai Motor Group", disse DongJin Hyun, chefe da equipe de Robótica da fabricante coreana. "Queremos tornar a vida de nossos clientes o mais fácil e agradável possível. Nosso patinete elétrico pessoal faz com que a primeira e a última viagem sejam uma alegria, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir o congestionamento e as emissões nos centros das cidades", completa.

Desenvolvimentos futuros poderiam, de acordo com a Hyundai, incluir um sistema de frenagem regenerativa, que seria capaz de recuperar até 7% da carga da bateria do veículo.