Dürr lança sistema eficiente de pintura bitom

Bico robotizado de alta precisão aplica tintas diferentes em menos tempo, sem desperdícios nem máscaras

Seguindo a tendência de carros que saem de fábrica pintados com duas cores diferentes, uma no teto e outra no resto da carroceria, a Dürr lançou um sistema mais eficiente de pintura bitom, batizado EcoPaintJet, que segundo a empresa reduz em 25% o consumo de energia do processo e diminui em 96% o tempo da operação. O novo bico de alta precisão, instalado no braço de um robô, aplica a tinta somente a área delimitada, sem desvios, o que elimina a necessidade do uso de máscaras e permite que as duas cores sejam aplicadas em uma única passagem pela cabine. 

A Dürr apresentou o EcoPaintJet pela primeira vez recentemente na sede da empresa em Bietigheim-Bissingen, na Alemanha, e informa que o sistema já está sendo testado por alguns fabricantes. “O EcoPaintJet é um salto quântico a caminho da pintura em dois tons eficiente de automóveis. É o primeiro sistema que combina de maneira eficiente a personalização de produto com a produção automatizada”, destaca Jochen Weyrauch, CEO da Dürr Systems AG. 

Durante a produção de veículos, atualmente é necessário acrescentar uma série de processos manuais para se adicionar uma cor contrastante ou intensa no teto ou uma faixa decorativa no carro. Depois de passar pela primeira pintura e secagem, aplica-se manualmente o mascaramento da área pintada previamente para enviar o carro novamente à cabine, onde a segunda cor é aplicada. A máscara então é removida, novamente de maneira manual, e o veículo deve passar de novo pela estufa de secagem. Tudo isso gera mais trabalho e aumenta os custos – a Dürr calcula que o consumo de energia para a secagem da pintura bi-tom aumenta pelo menos 25% em comparação a pinturas com cores únicas. Além disso, de 6 a 15 metros quadrados de mascaramento são colocados por carroceria e a linha de pintura fica congestionada pela segunda passagem para aplicação da segunda cor. 


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O novo sistema de pintura bitom EcoPaintJet elimina todos esses processos. Como o bico de aplicação é altamente preciso, nenhum mascaramento é necessário e a carroceria passa apenas uma vez pela cabine para receber as duas cores. Segundo a Dürr, o robô demora apenas 2 minutos para aplicar uma cor no teto, enquanto o tempo necessário para colocar e remover manualmente as fitas do mascaramento é de cerca de 50 minutos. 

Segundo a Dürr, o aspersor do sistema EcoPaintJet é muito preciso, aplica a tinta em jatos paralelos sem nenhum excesso, por isso nenhuma gota cai fora da área-alvo. A placa usinada de aplicação mede poucos centímetros quadrados, ela tem 50 orifícios de aproximadamente um décimo de milímetro de diâmetro e trabalha a uma distância de 30 milímetros da superfície da carroceria, para aumentar a precisão do processo. O robô de pintura EcoRPL 133i, que move o aplicador sem qualquer vibração, também faz parte do sistema. 

O sistema automatizado de pintura é equipado com sensores que realizam a medição 3D da área a ser pintada e envia os dados ao software de controle, que calcula continuamente qual é o caminho que o aplicador deve fazer pela superfície. 

A Dürr informa que já está trabalhando para refinar mais a tecnologia, para pintura em geometrias mais complexas. A versão melhorada, chamada EcoPaintJet Pro, permite que cada orifício da placa de aplicação seja aberto e fechado individualmente, para oferecer mais possibilidades de personalização. No futuro, a aplicação automática de letras e logotipos também deve ser possível, similar à impressão digital.

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