Projeto Star: Empresa de celulose vai investir R$ 7,5 bi e deve empregar mais de 7 mil pessoas em SP

A região de Bauru, no interior do Estado de São Paulo, receberá o maior investimento dos últimos 20 anos

A região de Bauru, no interior do Estado de São Paulo, receberá o maior investimento dos últimos 20 anos. A empresa Bracell investirá R$ 7,5 bilhões até 2021 na expansão da fábrica de celulose, que fica em Lençóis Paulista.

A região integrará o 12º Polo de Desenvolvimento lançado nesta segunda-feira (29) pelo Governo do Estado de São Paulo. Batizado de Projeto Star, a medida empregará mais de 7 mil pessoas durante a implantação.

Já durante a conclusão do projeto, a expectativa é de que a Bracell tenha mais de 2 mil trabalhadores diretos na empresa.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen afirma que os benefícios para o Estado vão além da geração de empregos. “A gente tem atuado em três pilares: melhoria da competitividade; investimento, ciência, tecnologia e inovação; e qualificação da mão de obra. Esse projeto é muito importante porque ele impacta esses três vetores.”

Com a expansão da Bracell, a produção atual passará de 250 mil toneladas por ano, para mais de 1 milhão de toneladas. O projeto impactará 50 municípios, a maioria no centro-oeste do Estado.


Continua depois da publicidade


De acordo com o diretor-geral da companhia, Pedro Stefanini os estudos para a implantação do projeto já foram concluídos. “Quando a gente mencionou que trará para o interior do Estado de Sâo Paulo a maior tecnologia do mundo, é exatamente para sermos uma fábrica modelo. Isso fez muita diferença no nosso licenciamento.”

Segundo Pedro Stefanini, a maior parte da produção de celulose solúvel da Bracell será destinada à exportação, principalmente para China e países da Europa.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de celulose e está entre os 10 primeiros produtores de papel do mundo.

Tópicos:



Comentários