11 empresas gaúchas do setor visitam feiras na Alemanha

Empresários estarão na EMO Hannover e no Salão de Automóvel de Frankfurt

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - 10/09/07

A Alemanha, onde acontecem as mais importantes feiras metalmecânicas do mundo, será o destino de um grupo de representantes de 11 empresas de Caxias do Sul, município distante 125 quilômetros de Porto Alegre, que viajam em uma missão técnica para conhecer as últimas tecnologias do setor.

Os empresários, que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, irão visitar a EMO Hannover, feira mais importante do mundo na área de inovações tecnológicas para a indústria de processamento de metais, e a 62ª edição da Internationale Automobil-Ausstellung (IAA), também chamada de Salão do Automóvel de Frankfurt.

A missão começa no dia 14 e termina no dia 22 de setembro. A atividade é incentivada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

De acordo com o gestor do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, José Luís Moscon, a missão vai proporcionar aos empresários o conhecimento das últimas tecnologias do setor. “Queremos oferecer justamente esse contato entre os empreendedores gaúchos e as empresas de ponta no mundo”, afirma.

Para o diretor-executivo do Simecs, Odacir Conte, a possibilidade de visitar os dois eventos na Alemanha complementa as demandas dos dois setores envolvidos. “Na IAA, por exemplo, os empresários poderão conhecer os últimos lançamentos em produtos. Já na EMO, o grupo terá contato com os equipamentos que possuem as mais altas tecnologias capazes de desenvolver esses produtos”, salienta.

O APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha tem o objetivo de aumentar a competitividade entre as empresas locais, com foco em atividades de mercado, melhorias de gestão e tecnologia. Os APL são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Conforme o empresário e proprietário da Funditec Fundição e Metalurgia, Marcos Gazzi, a ação possibilitará o contato com o que há de mais moderno no segmento. “O futuro do mundo está nesses encontros. A realização da missão nos coloca perto de empresários do mundo todo, fazendo despertar no grupo novas idéias e o conhecimento das novas tecnologias para a fabricação de nossos produtos”, ressalta.

Além da Funditec, participam da comitiva da missão técnica as empresas Perfilline Coponentes Metálicos, Engemaq Equipamentos para Petróleo, Martins Metalúrgica, Marzotto Metalúrgica, Metaltec Indústria de Peças para Veículos e Máquinas, LA Indústria Metalúrgica, Moga Modelações, Tecnitubo Indústria de Móveis, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais e Arwi Representações Comerciais. Todas as empresas são de Caxias do Sul.

Impulsionado pelo Sebrae/RS e por parceiros, o APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha contempla hoje cerca de 2.400 empresas. No último semestre, de acordo com o gestor José Luiz Moscon, foram promovidas diversas capacitações para gestão estratégica e gestão de processo. Outras iniciativas foram voltadas para o mercado, como missões, visitas técnicas e participações em feiras.

São parceiros na iniciativa a Prefeitura de Caxias do Sul, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do município (Simecs), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto conta com a participação de duas empresas-âncora: Randon e A. Guerra.

A IAA, conhecida no Brasil como o Salão do Automóvel de Frankfurt, acontece de 13 a 23 de setembro. A expectativa de público dos organizadores da mostra, para os 11 dias, é de cerca de um milhão de visitantes, que circularão em meio a cinco pavilhões de 50 mil metros quadrados cada um, abrigando mais de mil expositores de 40 países. O slogan do evento - 'Veja o que está dirigindo o futuro' - traduz exatamente a proposta de apresentar tecnologias, estilos e tendências da indústria automobilística.

A Feira EMO é realizada de 17 a 22 de setembro, no Centro de Feiras da Deutsche Messe AG, em Hannover. O evento apresenta aos visitantes o mundo da metalurgia. Seu ponto forte são as máquinas-ferramenta, sistemas, ferramentas de precisão, fluxo de material, tecnologias informatizadas, eletrônica industrial e acessórios.



Tópicos: